Paulo Mamede anuncia reforma em equipamentos culturais da Capital

Plantão Ceará | 12:52:00 | 0 comentários


O secretário estadual de Cultura, Paulo Mamede, anunciou um conjunto de obras de infra-estrutura que serão realizadas em diversos pontos culturais de Fortaleza. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (5), durante evento comemorativo pelo Dia Nacional da Cultura, realizado na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres.

Secretário Paulo Mamede anunciou reformas durante ato em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. FOTO: ERIKA FONSECA
Entre os locais que passarão por reformas estão o Theatro José de Alencar, o Centro Cultural Dragão do Mar, o Cine São Luiz e os prédios da antiga Estação João Felipe. O governador Cid Gomes liberou cerca de R$ 30 milhões para as obras, durante a última reunião do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Além das reformas, a verba será itulizada em ações em prol do desenvolvimento da cultura.
Centro Dragão do Mar terá biblioteca integrada ganhará e nova iluminação no entorno
Alvo de diversos problemas de segurança e denúncias de abandono, o entorno do Centro Cultural Dragão do Mar receberá melhorias em breve. Segundo Paulo mamede, o local receberá nova iluminação da prefeitura municipal e fará parte de uma espécie de corredor cultural que será revitalizado na região. "A prefeitura vai entregar a praça com uma nova iluminação, uma iluminação de 'LED', e também haverá uma reforma, através da prefeitura, do Teatro São José e da Praça do Cristo Redentor, ou seja, nós vamos ter um corredor praticamente todo novo voltado somente para as atividades culturais", disse.
O gestor também ressaltou que algumas obras de revitalização do Dragão do Mar já foram entregues ou estão em fase de conclusão. "Já entregamos os 2 cinemas; entregamos a escola, que hoje já tem mais de 2000 alunos, num projeto de formação exemplar. Estive com a ministra (da cultura, Marta Suplicy), em Brasília, e ela ficou encantada com a escola do Instituto Dragão do Mar. Estamos também fazendo essa obra da integração da Biblioteca Menezes Pimentelcom o Centro Cultural Dragão do Mar", listou.
Questionado sobre as melhorias na segurança do entorno do Dragão do Mar, Mamede disse que está estudando, junto das secretarias, como intervir no problema. "A questão da segurança não é só uma questão de polícia. Estamos estudando uma forma de intervenção, mas intervenção com cultura, serviços públicos e também com a presença da força policial, mas, acima de tudo, uma segurança que veja que o problema não é um problema meramente de policia, mas um problema social", opinou.
Cine São Luiz e Theatro José de Alencar também receberão melhorias
Outros equipamentos que passarão por melhorias são o Cine São Luiz e o Theatro José de Alencar. Segundo Paulo mamede, as obras, inclusive, já estão autorizadas e a data de início deve ser divulgada ainda nesta terça-feira.
No São Luiz, serão investidos cerca de R$ 18 milhões para a restauração do local. Já o Theatro José de Alencar passará por uma reforma geral. A reunião de partida da obra, com o detalhamento dos serviços, também deve acontecer nesta terça.
Além das reformas do cinema e do teatro, os prédios da antiga Estação João Felipe, no Centro, serão reformulados e receberão a Pinacoteca do Estado.
Comissão ligada à cultura participa de sessão na Assembleia Legislativa
Aproveitando as festividades do Dia Nacional da Cultura, o secretário Paulo mamede informou que uma comissão encabeçada por ele participará de uma sessão na Assembleia Legislativa do Ceará, a convite do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque. Segundo o secretário, o objetivo é intermediar um diálogo entre deputados e pessoas ligadas ao meio cultural. "Vamos tentar fazer essa ponte entre os produtores e artistas e os parlamentares. Vamos apresentar na Assembleia uma minuta para a mudança da lei do Conselho Estadual de Cultura e da lei do Sistema Estadual de Cultura, para que o Ceará tenha o melhor ordenamento jurídico de apoio à cultura desse país", afirmou.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários