Diário de Valentina: no último dia da série, bebê com microcefalia deixa hospital e inicia nova etapa do seu desenvolvimento

Plantão Ceará | 09:19:00 | 0 comentários


Valentina completou seis meses e inicia uma nova etapa do seu desenvolvimento
Valentina completou seis meses e inicia uma nova etapa do seu desenvolvimento Foto: Roberto Moreyra / EXTRA


Em 12 domingos, desde 3 de abril, quando o EXTRA publicou a primeira reportagem da série “Diário de Valentina”, a pequena valente e sua família nos permitiram acompanhar de perto o lado mais perverso da falta de uma política pública efetiva de controle a um mosquito que, há mais de 40 anos, ameaça a saúde da população. Nascida seis meses após a mãe apresentar sintomas de zika, a menina dá lições de perseverança a cada dia em que supera as limitações impostas pela microcefalia — que lhe tirou a capacidade de sugar o seio da mãe. Hoje, finalizando o esboço do que apresentamos no primeiro capítulo — um universo duro, mas também cheio de ternura e solidariedade — nos deparamos com um cenário que aponta para um futuro preocupante: desde que Valentina nasceu, em 16 de dezembro, o número de casos suspeitos de microcefalia no país saltou de 2.401 para 8.039.
Nesse período, cientistas aquartelados em seus laboratórios desvendaram alguns aspectos do zika vírus e sua relação com a microcefalia. E a diarista Fabiane Lopes, de 32 anos, em sua casa de quarto, cozinha e banheiro, lutou com as armas que tem para compreender e atender as necessidades de sua filha.


Muitas vezes, tudo o que posso fazer é pegá-la no colo, abraçar, conversar até ela resolver parar de chorar. Isso pode durar uma noite inteira. Mas Valentina tem me surpreendido a cada dia. Ela está esperta e nos acompanha com o olhar. Já sei também que gosta de música e de ver as irmãs dançando — conta Fabiane, dona de uma invejável mania de enxergar sempre o lado bom mesmo quando tudo parece desabar.

Fabiane comemorou a alta médica da filha, no domingo passado: Valentina ficou internada por 19 dias
Fabiane comemorou a alta médica da filha, no domingo passado: Valentina ficou internada por 19 dias Foto: Roberto Moreyra / EXTRA

Foi com essa força que a diarista recebeu a notícia de que deveria deixar a casa em que mora, em Caxias, dois dias após sair do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, onde Valentina ficou internada por 19 dias.
— A dona pediu e tenho que desocupar. Vou conseguir coisa melhor — diz Fabiane, que começou a receber, na semana passada, o Benefício da Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência física ou mental. — Não sei como pagarei o depósito que exigem para alugar, mas tenho que tentar me adequar ao que recebo. Não posso viver de doações a vida inteira.

Breno, de 13 anos, e Maria Eduarda, de 8, brincam com Valentina
Breno, de 13 anos, e Maria Eduarda, de 8, brincam com Valentina Foto: Roberto Moreyra / EXTRA

É assim, de cabeça erguida, que a mãe de Valentina segue. Superando desafios.
— Precisei criar muita coragem e brigar para a mão parar de tremer no primeiro banho que dei em Valentina com a sonda pendurada na barriga. Trocar os curativos me deixa muito nervosa. Mas meu amor por ela me faz enfrentar tudo isso — diz Fabiane, que sonha fazer um curso de cabeleireira para poder complementar a renda familiar.
Sobre o futuro, a mãe não esconde suas angústias e preocupações:
— Ás vezes, tenho muito medo. Quero que Valentina continue recebendo tratamentos cada vez melhores para se desenvolver e que consiga uma escola que a inclua.
Ao ouvir a mãe, Maria Eduarda, de 8 anos, resume o que deseja à irmã:
— E eu quero que a Valentina possa estudar e que seja feliz.
Que assim seja.

Valentina recebe o carinho da irmã Ana Júlia, de 3 anos
Valentina recebe o carinho da irmã Ana Júlia, de 3 anos Foto: Roberto Moreyra / EXTRA

Valentina não estará mais todos os domingos no EXTRA, mas o jornal continuará acompanhando seu desenvolvimento.
19.06.2016
Valentina recebe alta e deixa o Hospital de Saracuruna. É recebida com abraços e gritos de alegria pelas irmãs Ana Júlia, de 3 anos, Maria Eduarda, de 8. Breno, de 13, enche a caçula de beijos.
21.06.2016
Valentina chora o tempo todo. A mãe não sabe mais o que fazer e tem dúvidas sobre a sonda presa ao estômago da filha.
24.06.2016
Fabiane se preocupa com o aspecto do orifício por onde passa a sonda gástrica, na barriga de Valentina. "Estão sendo dias de angústia", diz ela.
O que a ciência descobriu enquanto Valentina crescia

- Síndrome do Zika Congênito

No último dia 20, pesquisadores de Pernambuco divulgaram um protocolo que deixa de considerar a microcefalia a única sequela da infecção pelo zika, incluindo dificuldades visual e auditiva, além de alterações neurológicas como complicações da virose em bebês cujas mãe apresentaram a doença durante a gravidez.

- Começam testes da vacina

O laboratório Inovio, dos Estados Unidos, e o parceiro GeneOne Life Sciences, da Coreia do Sul, receberam aprovação para iniciar testes em humanos com uma vacina contra o zika.

- Caminho para vacina universal

Pesquisadores europeus anunciaram, na última quinta-feira, que descobriram anticorpos capazes de “neutralizar” o vírus zika e o da dengue.

- Dengue interfere

Outro estudo, publicado no mesmo dia, sugere que a explosão de zika vírus na América Latina poderia ter sido favorecida por uma pré-
exposição à dengue.

Fonte: Extra

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários