Armas e munições são apreendidas durante operação do BPMA, no Ceará

Plantão Ceará | 09:48:00 | 0 comentários

Cinco pessoas foram presas e autuadas com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais (Foto: SSPDS/Divulgação)Cinco pessoas foram presas e autuadas no Estatuto
do Desarmamento (Foto: SSPDS/Divulgação)
Nove armas de fogo e mais de 600 cartuchos foram aprendidos em uma operação efetuada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta segunda-feira (13) e no final de semana, em três cidades da região centro-sul do Estado.
Cinco pessoas foram presas e autuadas com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais. A apreensão do arsenal e as prisões são resultados de uma ação continuada, desenvolvida desde o último sábado (11) por meio de policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Três das armas (um revólver calibre 38 e duas espingardas calibre 12 e 36) e um dos presos foram localizados segunda-feira, no município de Mombaça, a 296 quilômetros de Fortaleza, além de pássaros silvestres e munições. O preso é Antônio Iracildo Araújo Chaves de 35 anos, que foi encaminhado para a Delegacia Regional de Senador Pompeu e autuado por posse ilegal de arma de fogo e criação ilegal de pássaros silvestres.
De acordo com a Polícia Militar, a operação segue até a próxima quarta-feira (15) e tem o objetivo de apreender armas, munições e inibir a prática de delitos como crimes ambientais. A polícia informou que os trabalhos foram iniciados no último sábado (10), na cidade de Catarina, no Sertão de Inhamuns e teve como alvo também o município de Acopiara, Centro Sul, nesse domingo (12). Ao todo, sete ações foram realizadas pelos militares do BPMA da 4ª Companhia de Juazeiro do Norte.
Quatro das ações ocorreram em Acopiara. Três dessas ofensivas se deram durante a manhã de domingo e terminaram nas apreensões de uma espingarda calibre 12, duas espingardas de calibre 36, um rifle calibre 44, um revólver calibre 38, 48 cartuchos de diversos calibres e recipientes contendo pólvora, espoleta e chumbo, além de quatro pássaros silvestres.

Os materiais foram encontrados em três imóveis situados na localidade de Sítio Paturi. Um homem identificado como José Marques de Sousa de 59 anos foi preso em um dos imóveis e autuado em flagrante por adulteração de arma de fogo e por crimes ambientais.
Já em um imóvel na localidade de sítio Bom Nome, ainda em Acopiara, na tarde de segunda-feira, os policiais encontraram uma espingarda calibre 32, 25 cartuchos, um recipiente contendo pólvora e oito pássaros silvestres. Francisco Nicanor de Lima de 60 anos foi preso no local e autuado também por posse ilegal de arma de fogo e por manter em cativeiro espécies da fauna silvestre. Três das ações foram registradas na Delegacia Regional de Icó e a outra na Delegacia Regional de Iguatu. A polícia chegou aos ilícitos após receber denúncias anônimas sobre a existência dos materiais nos locais vistoriados.
Nove armas de fogo e mais de 600 cartuchos foram aprendidos (Foto: SSPDS/Divulgação)Nove armas de fogo e mais de 600 cartuchos foram
aprendidos pela polícia  (Foto: SSPDS/Divulgação)
Munições
Ao todo, 595 cartuchos de diversos calibres, 69 quilos de chumbo, 173 recipientes com pólvora, 84 recipientes com espoletas e 24 caixas de fogos de artifício foram apreendidos durante o último sábado (11), na cidade de Catarina. Os materiais foram encontrados em dois endereços situados na Rua Elizeu Pedrosa, Vila Macário, e na Avenida José Alves de Castro, Centro.
Uma mulher e um homem identificados como Maria Amélia Carlos Sampaio de 69 anos e Francisco Alves Teixeira foram presos nos locais onde os ilícitos foram apreendidos. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Tauá e autuados em flagrante respectivamente nos Artigo 12, do Estatuto do Desarmamento, 29, da Lei dos Crimes Ambientais, por comércio ilegal de munição, com base no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento e por fabricar, manter ou transportar substância ou engenho explosivo, com base artigo 253 do Código Penal. Este é o resultado parcial da operação, que segue em continuidade.
Iguatu
Outra ação efetuada por militares do BPMA, na última sexta-feira, resultou nas apreensões de duas armas de fogo e na prisão de um homem, na cidade de Iguatu. O suspeito foi identificado como João Ari Lobo de 66 anos. Foi apreendido um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 38, um cano para espingarda calibre 32, 31 cartuchos calibre 36 - com 27 intactos - e seis munições calibres 38. A ofensiva ocorreu após a polícia receber denúncia repassada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Fonte: G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários