Chove em mais de 60 municípios neste sábado (29); Crateús registra 110 mm

Plantão Ceará | 11:38:00 | 0 comentários

chuva-em-crateus
Chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre de abril a junho
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Confirmando previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fim de semana começou com chuva no Ceará. O órgão registrou precipitação em mais de 60 municípios do Estado até as 10h30 deste sábado (29). 
As maiores ocorrências foram nos municípios de Crateús (110 mm), Iracema (70 mm),Itaitinga (56 mm), Granja (54 mm), Viçosa do Ceará (54 mm) e Umirim (51 mm). 
Conforme a Funceme, através de imagens de satélite, há nuvens sobre todo o Estado associadas a áreas de instabilidade atmosféricas provenientes do Oceano Atlântico.
A previsão do tempo para este sábado é de predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro, com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todas as regiões cearenses em virtude da formação de áreas de instabilidade atmosférica.
Para o domingo (30), a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá deixar o céu com nebulosidade variável e chuva em todo o Ceará, no decorrer do dia.
Prognóstico confirma chuvas abaixo da média
As chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre de abril a junho, em uma área que se estende da Região Central ao Sul do Estado, segundo o novo prognóstico da Funceme divulgado na última quinta-feira (27). Este é o terceiro documento que confirma a tendência de irregularidade nas precipitações. Em 2014, o órgão já havia emitido dois prognósticos oficiais de chuva.
As precipitações abaixo da média e possível seca em 2015 estão preocupando o Estado em virtude da nova previsão, do fato de praticamente não ter havido recarga dos reservatórios de médio e grande porte no Estado, e da permanência do sistema El Niño para 2015, o que pode indicar um novo período de estiagem.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários