Nuvens com formato de tornado assustam moradores do Interior

Plantão Ceará | 12:50:00 | 0 comentários

Nuvens Tornado
As imagens mostram uma típica nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado. Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos
ANTÔNIO CARLOS ALVES
Moradores de São José da Macaoca, na divisa dos municípios de Madalena e Itatira, ficaram assustados com a presença denuvens que remetem a um formato de um tornado que surgiram na região em direção à sede das duas cidades. O registro ocorreu às 16h12, da última terça-feira (4), quando otempo estava bastante nublado.
A professora Maria Ângela de Sousa disse que estava assistindo televisão, quando avistou as nuvens acompanhadas de ventos fortes e pontos luminosos em três áreas diferentes. Muitas pessoas que estavam no campo, trabalhando no preparo das terras, ficaramassustadas e trataram de procurar abrigo, porque não sabiam do que se tratava. Foi o caso do agricultor Manoel de Sousa Ramos, que retornava do trabalho em um jumento, depois do cultivo na sua plantação de milho e feijão. “Soltei o animal e entrei no mato. Nunca tinha visto coisa igual”, disse. Conforme relatou o agricultor, ele já tinha ouvido no rádio falar de fenômeno semelhante. “Mas presenciar a cena, fria, assustadora e rápida, foi a primeira vez”, contou. As nuvens vieram acompanhadas de um vento frio e muita velocidade.
A duração do fenômeno foi rápida, mas o suficiente para deixar moradores e animais assustados. Essa é a primeira vez que os moradores veem este tipo de nuvem na região. “Isso só pode ser a revolta da natureza”, disse o morador João Moreira Pedrosa. “As pessoas estão agredindo o meio ambiente todos os dias”, criticou. Quem também presenciou a cena foi o estudante Fabiano Silva dos Santos. “Estava indo para casa de uma amiga quando vi o céu diferente. Para ser sincero, foi tudo muito rápido e a sensação é muito ruim. Pela primeira vez vejo coisa igual”, disse.
Na região, a vegetação da caatinga, jurema na maioria, está bastante verde, devido às chuvas que caíram, mesmo de pequenas proporções no mês de janeiro, época de pré-estação. De acordo com a Funceme, fenômenos desta natureza são mais comuns do que se pensa.
As imagens mostram uma típica nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado. Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, associada a uma nuvem "cumulonimbus", do tipo que causou as fortes precipitações da última terça-feira (4).
No caso de uma nuvem funil tocar ao chão, se caracteriza como tornado, que é um intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante fortes chuvas. Normalmente, a formação ocorre no fim de tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável.
Na última terça-feira (4), a Funceme registrou chuvas em 46 municípios. As maiores precipitações foram registradas em  Fortaleza (24.6mm), São Gonçalo do Amarante (24mm), Tururu (23) e Faria Brito e Quixeramobim (cada um com 20mm).
Fonte: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários