257,3 mil adolescentes serão vacinadas contra o HPV no Ceará

Plantão Ceará | 21:26:00 | 0 comentários


Ceará receberá 540,4 mil doses da vacinacontra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, e imunizará 257,3 mil adolescentes entre 11 e 13 anos, ao longo de 2014.  As vacinas estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 10 de março.

Cada adolescente deverá tomar 3 doses para completar a proteção Foto: JL Rosa
De acordo com campanha lançada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde, 15 milhões de doses foram adquiridas para o primeiro ano de vacinação.  A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.
Cada adolescente deverá tomar 3 doses para completar a proteção, sendo que a segunda 6 meses depois e a terceira 5 anos após a primeira dose.  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.
Capacitação começa em fevereiro
O Ministério está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde para promover, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. De acordo com o MS, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.
Vacina combate 4 subtipos de HPV
A vacina utilizada no País será a quadrivalente, que confere proteção contra 4 subtipos  do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Atualemente, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários