Senhas são vendidas na ´fila do emprego

Plantão Ceará | 11:15:00 | 0 comentários

Um é baixo, gordo, moreno e usa bigode. O outro é mais alto, forte e tem cabelos pretos. Os dois homens que vendem lugares na fila do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), no Centro de Fortaleza, têm essas características, dizem usuários daquela unidade.

No Centro da cidade, dezenas de pessoas, desde muito cedo, aguardam na fila pelo atendimento no posto do Sine/IDT localizado dentro do Fórum Autran Nunes, mas há quem ´fure´ a fila comprando vaga FOTO: NATINHO RODRIGUES

Eles chegam à Avenida Duque de Caxias ainda pela madrugada para guardar as duas vagas, que custam R$ 30 cada. Quem pechinchar consegue o "serviço" mais em conta, principalmente, se não houver outras pessoas dispostas a pagar. Quando a demanda é grande, leva quem desembolsar mais.

Distribuição
O posto de atendimento do Sine/IDT está localizado dentro do Fórum Autran Nunes. Como só 30 senhas são distribuídas de segunda a sexta, a partir das 7h30, a fila começa a ser formar bem cedo, ainda "no escuro". Às 6 horas de ontem, por exemplo, dezenas de pessoas - muito mais de 30 - já aguardavam do lado de fora do prédio. Sem se identificar, a reportagem do Diário do Nordeste conversou com usuários do Sine/IDT e encontrou um que havia adquirido uma vaga por R$ 20. O jovem, que se apresentou como Vagner, mora no bairro José Walter e foi ao posto de atendimento para dar entrada no seguro-desemprego. Segundo conta, ele optou pelo "jeitinho brasileiro" e garantiu a vaga, pois já esteve duas vezes no lugar e não conseguiu senha.

"Era umas 5 horas quando eu cheguei, já estava lotado. Aí o cara foi até as últimas pessoas da fila e começou a oferecer a vaga. Era o mais gordo, acho que o outro já tinha vendido a vaga dele", afirma Vagner, que ocupava o terceiro lugar. O primeiro da fila era um homem que se identificou como Nonato, que também estava no Sine/IDT para dar entrada no seguro-desemprego. Mas, diferentemente de Vagner, não pagou pelo espaço que ocupava.

"Cheguei aqui às 3h30. Pouco tempo depois, os dois homens apareceram. Depois que a fila estava grande, eles foram atrás de faturar", declara.

A reportagem conversou com vendedores de lanches que trabalham próximos ao Fórum Autran Nunes. De acordo com eles, os dois homens estão no local diariamente e não falta gente para comprar vagas.

Agendamento
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Sine/IDT informou que não apoia a comercialização de espaços e orienta os usuários a não estimular a prática.

O órgão ressalta que, para evitar filas, os usuários podem acessar o site do Sine/IDT (http://www.sineidt.org.br) e agendar o atendimento. Basta o interessado preencher os campos solicitados e marcar o horário que achar mais conveniente em uma das unidades de Fortaleza.

Online
No agendamento online, basta o interessado chegar ao posto de atendimento com dez minutos de antecedência. Os serviços prestados pelo Sine/IDT são: cadastramento e verificação de vagas; habilitação para seguro-desemprego; cadastramento e verificação de vagas; validação de cadastro no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego e verificação de vagas. Vale destacar que a prática é comum em diversos lugares, como em bancos, prédios da Previdência Social e postos de saúde. Porém, não existe fiscalização.

RAONE SARAIVAREPÓRTER DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários