Guarda Municipal retira manifestantes acampados no Cocó; Prefeitura dá início às obras

Plantão Ceará | 09:23:00 | 0 comentários


Cerca de 100 homens e mulheres da Guarda Municipal retiraram na madrugada desta quinta-feira (8) um grupo de aproximadamente 30 manifestantes que estavam acampados no Parque do Cocó. A ação começou por volta das 4h da manhã.

Manifestante mostra ferimento causado por um das bombas arremessadas durante a ação FOTO: LEONARDO BEZERRA
Segundo depoimentos de manifestantes, eles foram surpreendidos, enquanto dormiam, com bombas de gás lacrimogêneo jogadas pelos policias da Guarda Muncipal. Uma das bombas atravessou a barraca de uma manifestante e a feriu nas nádegas. Ainda conforme o grupo, nenhum dos guardas apresentava identificação nos uniformes. Já a Guarda Municipal informou que o agente Fábio Aquino foi ferido durante o confronto.

Após serem retirados, os manifestantes foram levados para a Av. Engenheiro Santana Júnior, que estava bloqueada nos dois sentidos pelos guardas. Na segunda etapa da operação, a Polícia Militar e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram chamadas para dar suporte.

Depois da retirada das barracas e das propriedades dos manifestantes, caminhões da Prefeitura deram continuidade às obras na região. Como contrapartida, a gestão municipal se comprometeu a plantar outras 292 árvores dentro do Parque do Cocó, que já teve início.












Guardas bloquearam os dois sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior. FOTO: Nayana Siebra

Manifestantes derrubaram uma grade na tentativa de ocupar novamente o acampamento, mas foram reprimidos com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Durante o tumulto, o vererador João Alfredo (PSOL), que acompanhava as atividades, foi atingido com um jato de spray de pimenta no rosto. 

Um manifestante foi atingido com uma arma de choque na calçada do Supermercado Frangolândia. Segundo a Guarda Municipal, ele estava armado com um pedaço de pau e ameaçava agredir os policiais. Três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 2º Distrito Policial, no bairro Meireles, incluindo o suspeito de agressão ao agente da Guarda Municipal. A identificação dos manifestantes não foi divulgada pela Polícia Civil.
Por volta das 7h30, os manifestantes impediram a entrada de dois caminhões que iriam retirar parte das árvores já cortadas. A Guarda Muncipal interveio e mais um tumulto aconteceu. 

Guardas usaram spray de pimenta e bombas de efeito moral. Duas pessoas foram detidas, entre elas um adolescente de 16 anos que utilizava a farda de um colégio particular. O jovem foi liberado logo em seguida.
Agentes da Autarquia Muncipal de Trânsito (AMC) bloquearam os dois sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior e um congestionamento se formou no local. 
Ocupação começou no fim de julho

Manifestantes estavam acampados no local desde o fim de julho e protestavam contra a derrubada de árvores para a construção de um viaduto nos cruzamento da Av. Engenheiro Santana Júnior e Av. Antônio Sales.
Com informações da repórter Nayana Siebra
Fonte: DN


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários