17 protocolos para novo Distrito Industrial

Plantão Ceará | 08:52:00 | 0 comentários

Diante do crescente desenvolvimento do litoral, a Prefeitura de São Gonçalo busca atrair empresas à sede
Na esteira do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), que vem atraindo várias indústrias e ampliando o comércio e os serviços na área litorânea de São Gonçalo do Amarante, o prefeito do município, Cláudio Pinho, lança amanhã, às 11 horas, o Distrito Industrial e de Serviços da Sede de São Gonçalo (DIS/Sede). Para compor o novo espaço, que terá área de 22 hectares, serão assinados, na oportunidade, 17 protocolos de intenções, com igual número de empresas, que chegam atraídas pelas perspectivas de desenvolvimento futuro da região e pelos incentivos fiscais concedidos pelos governos do Estado e do município.

A exemplo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a expectativa é que o Distrito Industrial e de Serviços da Sede de São Gonçalo do Amarante atraia novas empresas e estimule a economia da região FOTO: ALEX COSTA

Benefícios
Além do terreno, que será doado pela prefeitura, de acordo com o tamanho e perfil de cada empresa, os novos empreendimentos serão beneficiados com obras de infraestrutura e com reduções de alíquotas do ICMS, concedidas pelo governo do Estado. "A Câmara (Municipal) tem sessão hoje, para votar a doação das áreas destinadas a cada empresa", antecipou o prefeito.

Dos 17 protocolos, 12 serão para instalação de parques industriais no DIS/Sede, um no distrito de Siupé, um no Croatá, um no Pecém/Parada e mais dois na sede de São Gonçalo, mas fora do DIS. Segundo Pinho, quatro das empresas são do próprio município e as demais de fora da região.

O Prefeito não adiantou o nome das empresas que assinarão os protocolos, mas sinalizou que as indústrias, em sua maioria, são dos setores alimentício, metalmecânico e da construção.

Para Cláudio Pinho, dois fatores foram preponderantes para atrair as empresas para o DIS/Sede. "O primeiro deles é o fato de ter sido aprovada e sancionada, (por ele próprio), lei que disciplina a concessão de incentivos municipais para essas instalações no município. A outra é a criação e já total ocupação do Distrito Industrial e de Serviços da Sede de São Gonçalo, pelo menos em sua primeira fase", comentou.

Ainda de acordo com o gestor municipal, os terrenos já começaram a ser limpos e preparados para receber as empresas, o que abre perspectivas para que as mesmas antecipem a instalação para o quanto antes. Cláudio Pinho disse que as licenças ambientais, também foram concedidas pelo próprio Município.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, sinalizam que, quando estiverem consolidadas, as 17 empresas deverão gerar entre 800 e 1.000 empregos diretos. De acordo com o secretário da pasta, Victor Samuel, para que a mão-de-obra seja preferencialmente do município, "será necessário desenvolver um esforço de capacitação, principalmente entre os jovens, que aguardam uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho".

Emancipação
Claudio Pinho não esconde a possibilidade de que no futuro próximo, o hoje distrito do Pecém, seja emancipado à condição de município, separando-se jurídica e economicamente da sede atual e demais distritos municipais de São Gonçalo do Amarante. "Esse (emancipação do Pecém) é um processo que precisa amadurecer, para que a sede e demais áreas tenham os mesmos benefícios que gozará o Pecém", defende o prefeito.

O lançamento do DIS/Sede se dará no Centro Vocacional Técnico (Cvtec) de São Gonçalo do Amarante, após a solenidade de inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, no Pecém. O governador Cid Gomes deve prestigiar os dois eventos.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER 
FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários