O termômetro do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo , onde é feita a medição oficial das temperaturas na capital paulista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou no início da tarde desta quarta-feira (24) a máxima mais baixa desde o início das medições, em 1961. A temperatura não passou dos 8,7°C durante todo o dia. A menor máxima havia sido registrada em 1988, com 10,2°C.

De acordo com o Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, a sensação térmica no Mirante de Santana esteve próxima de zero durante quase todo o dia. Na madrugada desta quarta-feira, a sensação térmica foi de -3°C no posto de medição.

Às 15h, a temperatura do instante acusou 8,6°C, a quarta menor registrada pelo Inmet desde 1961. A menor máxima absoluta, sempre registrada às 15h, foi obtida em julho de 1988, com o termômetro indicando 7,3°C.

O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, também registrou baixas temperaturas durante todo o dia.

Segundo o CGE, a capital registrou a menor temperatura do ano e do inverno com termômetros na casa dos 4ºC na região de Parelheiros, na Zona Sul da cidade.

Foi também a tarde mais fria do ano, com termômetros não ultrapassando os 9ºC. Para o fim da noite e durante a madrugada de quinta-feira (25), o tempo continua fechado com chuvas isoladas e intermitentes.

A sensação de frio continua ao longo da noite e próxima madrugada. De acordo com a previsão, o ar frio e úmido de origem polar permanece atuando nos próximos dias sobre a região.

Na quinta-feira, o amanhecer deverá registrar mínima de 7ºC. Nas regiões mais extremas da capital, este índice poderá ser bem menor, segundo o CGE. A temperatura máxima chega aos 13ºC e novamente teremos baixa amplitude térmica, caracterizando mais um dia gelado.

Casais se apertam para tentar amenizar o frio