Apenas 18% das cidades cearenses oferecem Wi-Fi, mas Ceará ainda tem melhor cobertura do Nordeste

Plantão Ceará | 13:41:00 | 0 comentários


Somente 18% dos 184 municípios cearenses oferecem à população espaços com conexão de internet via Wi-Fi, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic),  divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (3).
32 cidades oferecem o serviço gratuitamente FOTO: KID JÚNIOR

Apesar da baixa cobertura, Ceará ainda tem o maior atendimento do Nordeste. O Estado ainda fica à frente de Pernambuco (16%), Alagoas (14%), Bahia (11%), Paraíba (9%), Maranhão (9%) Rio Grande do Norte (8%), Piauí (3%) e Sergipe (2%).
No Ceará, os dados mostram que apenas 32 cidades disponibilizam esse tipo de conexão de forma gratuita e 1 município cobra uma taxa para o uso do serviço. 

Para o consultor de blogs do Diário do Nordeste, Gilberto Soares Filho, o baixo investimento na ampliação da cobertura significa falta de vontade dos gestores públicos. Ele esclarece que a instalação de uma rede de conexão Wi-Fi tem um custo baixíssimo.
"Cobrir o município com conexão via Wi-Fi não é nenhum bicho de 7 cabeças. É possível fazer isso com um custo reduzido até porque o Interior é uma região que não recebe tanta interferência de sinal", explica Gilberto que ainda acrescenta: "ampliar a cobertura não traz o mesmo impacto político do que inaugurar uma quadra. Por isso, talvez não tenham tanto interesse nisso", finaliza.
Outro agravante é que apenas 1 município oferece Wi-Fi para todo o território. A pesquisa revela também que apenas 5 cidades atendem toda a área urbana e apenas 6 municípios oferecem a conexão via Wi-Fi para parte da área rural.

Metade das cidade tem todos computadores ligados em rede
A pesquisa do IBGE também identificou que todos os municípios cearenses contam com computadores, mas apenas 51% têm todos ligados em rede.
Das 184 cidades, 95 contam com todos os computadores ligados em rede, 87 têm apenas alguma parte e as máquinas de duas cidades não possuem nenhum tipo de conexão.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários