Ganha e perde da Copa atinge setores da economia na Capital

Plantão Ceará | 09:13:00 | 0 comentários

Os feriados nos dias dos jogos da Copa das Confederações devem causar diferentes impactos a setores da economia fortalezense. Enquanto os representantes de bares, restaurantes e hotelaria comemoram a iminência de um faturamento maior, os do comércio varejista já lamentam os prejuízos, caso a Prefeitura determine o fechamento das lojas. A oito dias da primeira partida na cidade, a questão ainda segue indefinida. Em Fortaleza, que deve receber 265 mil turistas em junho, os jogos acontecerão nos dias 19 (quarta-feira), 23 (domingo) e 27 (quinta-feira).

Os setores hoteleiro e de bares e restaurantes comemoram a expectativa de aumento na movimentação, enquanto o comércio ainda aguarda uma definição sobre a possibilidade de ser decretado feriado nos dias de jogos da seleção fotos: tuno vieira
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Ivan Assunção, diz que não é possível prever o crescimento do lucro mensal entre os empresários do segmento. Porém, garante que o faturamento semanal será 50% superior por conta do torneio. Isso porque, com os três feriados, a movimentação nos estabelecimentos não será intensa apenas nas datas das partidas, mas também nas vésperas. "Vai estar tudo lotado nos dias que antecedem os jogos, principalmente à noite", acredita Ivan, dizendo que até os horários de funcionamentos de diversos bares e restaurantes serão alterados.

Telões e decoração

"Muitos só abrem à noite, mas, como os jogos acontecerão no período da tarde, os proprietários vão se adaptar para receber o público".

Por falar em recepcionar os torcedores, sejam turistas ou não, o presidente da Abrasel-CE informa que os empresários já começaram a trabalhar no sentido de decorar os espaços, disponibilizando telões e projetores de imagem. Para ele, o evento servirá como uma experiência para a Copa do Mundo de 2014.

Hotéis

Por serem municipais, os feriados não vão influenciar na ocupação hoteleira de Fortaleza, conforme explica o vice-presidente da Associação brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), Régis Medeiros.

Segundo ele, a média de ocupação deve ficar em 70%. Porém, no dia 19 de junho, quando Brasil e México se enfrentam, o percentual deve ser elevado a 90%. "Teremos apenas esse pico, que vai cair e voltar ao normal no dia seguinte. A gente percebe que a Copa das Confederações não impacta tanto o nosso setor. Em junho do ano passado, por exemplo, a média de ocupação foi de 65,5%. Ou seja, por causa dos jogos, vai ser apenas 0,5% maior neste ano".

Reunião

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, há cerca de 20 dias, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, se reuniu com o prefeito Roberto Cláudio para pedir que o "comércio não seja atingido nos dias dos jogos em Fortaleza". Ele diz que o prefeito ficou de avaliar a solicitação, antes de publicar no Diário Oficial do Município como deve ser o funcionamento do comércio. "A cidade vai receber muitos turistas. Se tiver de fechar os estabelecimentos, que seja apenas na hora dos jogos. Não tem sentido deixar o Mercado Central, os estabelecimentos da Avenida Monsenhor Tabosa e os shoppings, por exemplo, sem funcionar. As vendas serão boas, e isso significa arrecadação de impostos", fala Cid Alves.

'Faturamento 10% menor no comércio´
Caso o comércio não funcione nas datas dos jogos da Copa das Confederações, as lojas devem registrar, em junho, queda de 10% nas vendas, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro. "O evento não empolgou 10% da população da cidade, que corresponde a cerca de 2,5 milhões de habitantes. Nós, lojistas, já sofremos muito prejuízo com as intervenções nas avenidas. Agora, corremos o risco de não participar dessa festa. O turista pode chegar na cidade e encontrar as lojas vazias. É um contrassenso", critica.

Representantes do setor defendem o funcionamento do comércio varejista nos dias de jogos da Copa das Confederações FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Freitas Cordeiro lembra da pressão da Fifa com relação às regras durante a competição, mas torce para que a Prefeitura consiga uma alternativa para os lojistas. "Além disso, as estatísticas mostram que a violência e os acidentes aumentam nos feriados", pontua. O presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará, Abílio do Carmo, também é contrário ao fechamento do varejo. Para ele, os estabelecimentos deveriam fechar apenas no momento dos jogos. "Não é justo que o comércio seja penalizado por causa da Copa das Confederações", diz.

Feriados
Já o superintendente da Fecomércio, Alex Araújo, destaca que a Prefeitura de Fortaleza precisa publicar no Diário Oficial do Município, o mais rápido possível, como será o funcionamento do comércio nos dias dos jogos. Ele também cita os possíveis prejuízos do setor. Porém, acredita que cheguem, no máximo, a 7%.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza informou que foi enviado, ontem, para a Câmara, o Projeto de Lei propondo feriado nos dias de jogos da seleção, "observando as previsões legais das categorias". Fontes ligadas ao governo do Estado afirmam que será decretado ponto facultativo. Não foi ainda oficializado . (RS)

RAONE SARAIVAREPÓRTER




Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários