Debate áspero entre Ivo e petistas

Plantão Ceará | 11:02:00 | 0 comentários

Fortaleza é a pior cidade do Ceará em aprendizagem. Foi o que informou o secretário de Educação do Município, Ivo Gomes, ontem, durante visita à Câmara Municipal da cidade. "Chegamos ao fundo do poço. Pior do que está não pode ficar", atestou o secretário. Segundo Ivo Gomes, o resultado ainda será divulgado pelo Governo do Estado, responsável por esse levantamento. Foram mais de três horas de debate entre o secretário e os vereadores, com direito a troca de farpas e acusações entre Ivo Gomes e a bancada do PT. A ida do gestor da Educação ao Legislativo Municipal, se deu ao convite do líder do Governo na Casa, vereador Evaldo Lima (PCdoB).

A discussão iniciou-se quando Ivo Gomes disse ser contra eleição para diretores de escolas, alegando que isso é aparelhamento político das instituições Foto: José Leomar

O último resultado do Sistema Permanente de Avaliação Básica (Spaece/Alfa) apontou Fortaleza como a penúltima colocada entre os piores desempenhos de aprendizagem do Estado, perdendo apenas para Parambu. Novo levantamento feito em fevereiro, conforme o secretário, mostra que a Capital cearense chegou ao último lugar. "Compromisso nosso é de elevar os níveis de aprendizagem. Em último lugar e em penúltimo Fortaleza não vai ficar mais", prometeu.

A visita de Ivo Gomes à Câmara de Fortaleza tinha como objetivo principal a explanação sobre a mensagem do Executivo que prevê a criação de 1.700 cargos na Educação, porém, a maioria das perguntas foi dirigida a outros temas da Pasta. Embora a participação do secretário na Casa tenha começado com muitas cortesias entre ele e os vereadores, terminou com uma discussão entre ele e os petistas.

O clima de paz não durou muito tempo. Logo, a rixa entre o PT de Fortaleza e um representante do PSB se fez presente no debate. Ivo Gomes, que no início da discussão poupou críticas à gestão passada, após a troca de farpas soltou o verbo, chegando a chamar o ex-presidente Lula de "mala". Os petistas também apelaram e chegaram a chamar o secretário de "vagabundo".

Retrovisor

Antes das acusações começarem o vereador Deodato Ramalho (PT) havia sugerido que a atual gestão deixasse de olhar para o retrovisor e olhasse para frente. Ivo Gomes disse que concordava, mas que não iria ficar calado caso fosse provocado. E não ficou. A discussão começou quando o secretário deixou claro ser contra a eleição para diretor de escola, alegando que essa prática resultava no aparelhamento político e partidário das instituições de ensino.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) discordou, afirmando ainda que não está sendo cumprido o acordo de aumentar a carga horária de aulas para compensar a antecipação do final do ano letivo de 2012. Ivo Gomes alegou que o vereador estava "inconformado" porque a nomeação dos diretores e de outros cargos na Educação não passa mais pelo crivo do petista.

A partir daí, o clima entre o secretário e os vereadores do PT azedou. Ronivaldo Maia (PT) acusou o secretário de ter chefiado o esquema que resultou no chamado "escândalo dos banheiros" e dos empréstimos consignados, já Ivo Gomes disse que seu Governo não tinha distribuição do Minha Casa Minha Vida e ainda disparou: "Essa dor de cotovelo do PT de Fortaleza não passa. Esse rancor, esse ódio, essa torcida contra não passa. Nem o Governo Federal suportava mais a administração de vocês em Fortaleza".

Nesse momento, Deodato Ramalho questionou por que o ex-presidente Lula veio a Fortaleza se o Governo Federal não "suportava" a gestão petista na Capital Cearense. "O Lula é mala", respondeu Ivo Gomes, afirmando que, o ex-presidente, como um político, também tem seus interesses. "Não estou nem aí para vocês", finalizou Ivo se dirigindo a Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho e Ronivaldo Maia.

Os demais vereadores se mostraram mais preocupados com as promessas de construção de creches e de escolas de tempo integral feitas na campanha do prefeito Roberto Cláudio, além da segurança nas escolas. Sobre os novos equipamentos para a área, segundo Ivo Gomes, a Prefeitura já garantiu a aquisição de 63 terrenos para a construção dos Centros de Educação Infantil (CEI), o qual o Governo Federal prometeu 100 unidades para Fortaleza.

Equipamentos
A União ainda prometeu para a Capital cearense, apontou, 29 escolas de tempo integral em que cada uma, in formou o secretário, terá um custo de R$ 8 milhões, dos quais 80% serão custeados pelo Governo Federal, assegurando que a construção desses equipamentos vai iniciar ainda este ano para que possam funcionar em 2015.

No que pese ao quesito segurança, Ivo Gomes foi firme ao dizer que não permitirá segurança armada dentro das escolas públicas. De acordo com o secretário de Educação, está sendo feito, de forma sigilosa, um levantamento para saber onde se concentram as escolas com mais índice de violência em seu entorno para que seja garantida a segurança ao patrimônio público, bem como o acesso dos alunos. O cuidado nesse diagnóstico, explicou, é para que nenhuma escola seja estigmatizada.

O vereador Acrísio Sena (PT) informou ao secretário que já tramita um projeto de indicação assinado por ele e por outros vereadores, o qual sugere a criação da "área de segurança escolar e cidadania". O petista pediu ao secretário que fosse marcada uma reunião para que os parlamentares pudessem expôr a ideia, o qual foi acatado por Ivo Gomes.

Causadora

O secretário disse ainda que em sua gestão, questão salarial não será causadora de greve, prometendo aos professores aumento maior do que a inflação, apesar da Pasta da Educação, conforme Ivo Gomes, ter dívidas a serem pagas. De acordo com ele, só de pecúnia - valor que a Prefeitura deve aos professores que venderam ao Município suas licenças prêmio - a dívida é de R$ 30 milhões.

Contudo, o secretário apontou que a maior dificuldade da Pasta é com a manutenção. Apesar desses problemas a serem enfrentados, não há impedimento, segundo Ivo Gomes, para que a Secretaria dê novos passos. Um deles, informou, será o concurso público para professores de educação física, destacando que será o primeiro concurso que a Pasta fará para o cargo de professor.

Na avaliação do secretário, sua gestão à frente da Pasta já está gerando resultados positivos. Segundo ele, após seis anos, essa foi a primeira vez que as matrículas deste ano foram maiores do que a do ano anterior, alegando que, antes, isso não acontecia e que a Educação em Fortaleza chegou a perder 30 mil alunos.

Questionado pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB) se pretende continuar como secretário de Educação até o fim da gestão, Ivo Gomes respondeu que, apesar de ter almejado muito ser secretário de Saúde do Estado, hoje, não pensa em outra coisa na vida política que não desempenhar um bom trabalho na Secretaria de Educação. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários