Assalto a ônibus cresce quase 5 vezes em Fortaleza

Plantão Ceará | 11:13:00 | 0 comentários

Mais um episódio de assalto a ônibus termina em tragédia em Fortaleza. Na manhã de ontem, o cobrador Ronaldo Brito dos Santos, 21, foi esfaqueado na cabeça após ser abordado por um casal de adolescentes que assaltou o coletivo da linha 381 - Parque Santa Maria/Siqueira. Em protesto, a categoria fechou o Terminal do Siqueira, deixando o trânsito complicado na Avenida General Osório de Paiva. Houve bate-boca entre a categoria e usuários, que se sentiram prejudicados pela paralisação.

A categoria fechou o Terminal do Siqueira, deixando o trânsito complicado na Av. Osório de Paiva. Houve bate-boca no local FOTO: ALEX COSTA

O problema é recorrente. Prova disso é que, em um ano, o número de assaltos a ônibus aumentou quase cinco vezes. Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte Passageiros do Ceará (Sindiônibus), foram 190 casos registrados de janeiro a maio de 2012, enquanto em igual período deste ano já somam 932. Os casos registrados até maio de 2013 já supera os de todo o ano passado (615). Levando em consideração só o mês de maio, o crescimento foi de 411,7%. Saltou de 34 em 2012, para 174 neste ano.

Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, afirma que, apesar de não poder responder pela segurança pública, o foco das empresas é a proteção dos passageiros e funcionários. Para isso, com frequência, o Sindiônibus vem se reunindo com a Polícia. "Não podemos reclamar da atuação deles, mas, infelizmente, os assaltos saltaram para um patamar nunca antes visto", salienta.

Monitoramento

Para reforçar a segurança, desde de 2007, as empresas passaram a instalar câmeras de vigilância nos veículos. Hoje, toda a frota conta com monitoramento e rastreamento através do sistema de posicionamento global, o conhecido GPS. Além de inibir um pouco a ação dos assaltantes, as câmeras colaboram com a Polícia na identificação dos infratores.

Na avaliação de Barreira, o crack é o grande vilão para o crescimento do índice de assaltos a ônibus na Capital. Apesar de os cobradores evitarem andar com grandes quantias em caixa - valores maiores vão para um cofre, dentro do próprio ônibus - os assaltantes querem roubar, mesmo que pequenas quantias, de R$ 20 a R$ 30. "Temos solicitado ao máximo que a população adote o crédito eletrônico, evitando levar grandes quantias de dinheiro nos ônibus", frisa.

Estado de saúde

Após ser esfaqueado, o cobrador da empresa Cearense Transporte Urbano Ltda foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canindezinho e, de lá, encaminhado para o Instituto Dr. José Frota (IJF). O golpe que sofreu na cabeça rompeu uma artéria. Em decorrência disso, teve de ser submetido a uma cirurgia. Mas, o seu estado de saúde é considerado estável e ele não corre risco de morte.

Só na manhã de ontem, mais dois assaltos foram registrados em ônibus da empresa do cobrador Ronaldo, somando 71 neste ano. A Av Osório de Paiva, por onde passam veículos de 11, das 12 linhas que a empresa possui, é a região considerada mais perigosa. 

LUANA LIMA
REPÓRTER
 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários