Vereadores e servidores acusados de receber mensalinho em Uruoca são denunciados pelo MP

Plantão Ceará | 10:46:00 | 0 comentários


Vereadores e servidores de Uruoca, município 310 km distante de Fortaleza, foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará(MP-CE) acusados de receber mensalinho em benefício do ex-prefeito da região, Manoel Fernandes Moreira Filho, mais conhecido como Manoel Conrado. O grupo é acusado, entre outros crimes, de formação de quadrilha por aprovar projetos de lei de interesse do gestor após ele deixar a Prefeitura. Segundo o MP, eles receberam cerca de R$ 12 mil anualmente entre 2009 e 2011. O caso vinha sendo investigado desde o ano passado.
Manoel Fernandes assumiu ter pago a propina aos vereadores e servidores. Foto: Arquivo
As investigações apontaram que a quantia foi desviada dos cofres públicos desde o início da gestão do ex-prefeito, em janeiro de 2009. Em dezembro do ano passado, Manoel Fernandes admitiu ter pago a propina e alegou que fazia o pagamento por que sofria pressão política dos acusados. O ex-prefeito concorreu ao cargo nas eleições de 2012 mas não foi eleito.
O grupo citado na denúncia do Ministério Público são os vereadores Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales, Evilaques Araujo da Silva; o ex-secretário João Lourenço Fontenele Filho; e o servidor da Câmara Municipal Antônio Carneiro Gomes Filho.
O MP denunciou os vereadores pelos crimes de concussão, corrupção passiva e prevaricação. O ex-secretário deve responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa. Já o servidor da casa legislativa foi acusado pelo MP por concussão e corrupção passiva.
"Agora o juiz deve designar a audiência e poderemos mexer nas provas, os notebooks, computadores, pen-drives apreendidos na casa dos acusados, na Câmara e na Prefeitura. É esperado também que seja marcada uma audiência para delação premiada com Sérgio Fontenele, secretário de admnistração de finanças da época, onde espera-se que ele reafirme em juizo o desvio", esclareceu o promotor de justiça Irapuan da Silva Dionizio Junior.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários