Retrospecto em 2013 favorece “Vovô” na busca pelo acesso; confira a projeção

Plantão Ceará | 08:51:00 | 0 comentários


A torcida que comemorou o “tri” estadual no último domingo (19) pode comemorar mais uma conquista em 2013 e ver o clube na Elite do Brasileirão, em pleno ano do centenário. Pelo menos, é o que aponta o índice criad opela redação web do Diário do Nordeste para ilustrar um pouco a nossa projeção para esta Série B. O índice leva em consideração o retrospecto da equipe este ano, juntamente com o peso da tradição dos clubes em competições regionais e nacionais.
Obviamente, a nossa projeção não tem critério científico e busca dar uma previsão lúdica para o campeonato que se inicia. A avaliação da redação web do Diário do Nordeste leva em conta a posição das equipes nos campeonatos estaduais e em três outras competições disputadas no 1º semestre: a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e até a Copa Libertadores. Entram no nosso índice também as posições dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a média de títulos que os participantes da competição conquistam por ano.
Confira a projeção da redação web do Diário do Nordeste
Palmeiras e Atlético Goianiense devem brigar pelo título
A equipe com mais chances de subir é o Palmeiras. A equipe foi a 6ª colocada no Paulistão e chegou até as oitavas de final da Copa Libertadores, ficando na 16ª colocação geral. O “Alviverde Paulistano” é ainda o 8º no ranking da CBF e tem 2 títulos continentais (Libertadores e Mercosul), 11 nacionais (somando Taça Brasil, Robertão, Brasileirão, Copa do Brasil, Copa dos Campeões e a própria Série B), 5 regionais (Rio-São Paulo) e 22 estaduais.
Logo em seguida, vem o Atlético Goianiense. O “Dragão” goiano, assim como o “Porco”, disputou a Série A em 2012 e esse ano foi vice-campeão estadual, já está na 3ª fase da Copa do Brasil (onde enfrentará o Cruzeiro) e é também o 18º no ranking da CBF. No histórico, tem ainda dois Brasileirões da Série C e 12 estaduais.
“Vozão” deve brigar com ASA, Sport, Figueirense e ABC por duas vagas na Elite
O Ceará é seguido logo de perto por ASA e Sport. Também aparecem com boas chances de subir Figueirense e ABC. O “Vovô” foi, ao lado do Paysandu, um dos dois únicos entre os 20 clubes da Série B, a conquistar o estadual em 2013. Além disso, o Alvinegro de Porangabuçu foi 4º colocado na Copa do Nordeste e chegou até a 2 ª fase da Copa do Brasil. No ranking da CBF, o clube aparece na 21ª posição e tem um Norte-Nordeste, dois terceiros lugares e 42 campeonatos cearenses no currículo.
Já o surpreendente ASA, algoz do Ceará em duas competições este ano, foi vice-campeão da Copa do Nordeste 2013, está classificado para enfrentar o Flamengo, na 3ª fase da Copa do Brasil, e foi 4º colocado no Alagoano, aparecendo ainda como o 31º no ranking da CBF.
Icasa com poucas chances de subir ou de cair
Na parte do meio da nossa projeção, o outro representante cearense na Segundona, o Icasa, tem poucas chances de subir. Mas, pelo menos no que depender do índice, não deve ser afetado pela gangorra dos últimos anos. O “Verdão do Cariri” foi o 3º no Estadual e ficou de fora tanto do Nordestão, quanto da Copa do Brasil. No RNC, a equipe aparece como a 42ª melhor do país, embora só tenha um título estadual (dividido com Ceará, Fortaleza e Tiradentes, em 1992) e duas “Segundinhas” cearenses.
Algoz do Fortaleza em 2012 deve voltar à Série C
O Oeste, de Itápolis, equipe responsável pela eliminação do “Tricolor de Aço”, na Série C de 2012.
A equipe tem o segundo pior índice e deve disputar a lanterna com o Boa (MG). As outras equipes paulistas ameaçadas são o Bragantino, o Guaratinguetá e o São Caetano, as duas últimas já sabem inclusive que vão disputar em 2014 a Série A-2 no Paulistão.
Completam a lista das equipes cotadas para cair os tradicionais Joinville e Paraná. As duas equipes fizeram fiasco em seus estaduais e também não foram bem na Copa do Brasil.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários