Força Nacional vai patrulhar Capital

Plantão Ceará | 08:50:00 | 0 comentários

Já na próxima semana, a tropa desembarca em Fortaleza para manter a vigilância e reprimir qualquer distúrbio civil
A tropa da Força Nacional de Segurança (FNS) vai estar em Fortaleza a partir da próxima semana. O efetivo vai ser distribuído em diversas áreas da cidade, dando suporte à Operação de Segurança para a Copa das Confederações. O número de policiais que desembarcarão em Fortaleza e aqui permanecerão por três semanas não foi divulgado por motivo estratégico.

Na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra, recebeu em seu gabinete a visita dos oficiais da FNS que vão comandar a operação. O efetivo contará até com caminhão antibomba FOTO: DIVULGAÇÃO
Na manhã de ontem, oficiais da FNS se reuniram com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, em seu gabinete na sede da SSPDS, para definir a atuação do contingente na Capital.

Os militares estarão prontos para agir em qualquer situação de emergência e trarão viaturas, equipamentos de comunicação, armamento de diversos tipos e calibres, motocicletas de alta potência (modelo Harley Davidson) e até um veículo especial, um caminhão usado em operações de desarme de bombas.

Conforme os oficiais que estiveram reunidos com o secretário, a tropa da FNS atuará no policiamento ostensivo geral, em escoltas de autoridades e nas vistorias na Arena Castelão e nos centros de treinamento, o Estádio Presidente Vargas, o Complexo Esportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor), e o Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), situado no Município de Itaitinga.

"Atuaremos de acordo com a necessidade, como tropa de contingenciamento especializado, com efetivos baseados no Estado já a partir do início do próximo mês", informou o capitão Edson Gondim, que vai comandar a tropa da FNS na Capital.

Parte da tropa fica aquartelada em Fortaleza. Outra fração estará estacionada, provavelmente, na cidade de Natal (RN) e se deslocará em aeronaves para esta Capital caso haja necessidade de mais efetivos diante de qualquer distúrbio civil grave.

Forças Armadas
Além da FNS, mais de 10 mil homens de outras unidades vão ocupar literalmente as ruas de Fortaleza. Somente do Exército serão dois mil homens. Os fuzileiros navais da Marinha do Brasil serão destacados para a segurança dos portos do Mucuripe e do Pecém. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) vão manter a vigilância no Aeroporto Internacional Pinto Martins, junto com a Agência Brasileira de Informações (Abin).

As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Ciops, Ciopaer, Coin, AMC, Samu, entre outros 42 órgãos públicos, integrarão a ´Operação Copa´.


Ronda reforçado em 32 bairros
A partir de hoje, 32 bairros de Fortaleza vão receber reforço policial, com mais homens do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), o Ronda do Quarteirão. Em cada uma dessas comunidades, as patrulhas que fazem a segurança diária, vão receber mais PMs.

Com mais policiais, as abordagens a suspeitos vão aumentar e serão feitas com maior segurança FOTO: KIKO SILVA

O objetivo, segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, é aumentar o número de abordagens a grupos suspeitos nas ruas e proporcionar, também, mais segurança para os próprios policiais.

As viaturas que atuam nos turnos B e C, das 14 às 6 horas, vão ter um acréscimo de mais um policial. Agora, ao invés de apenas dois militares em cada viatura, serão três. Assim, a tropa do Ronda recebe mais 128 homens e, em agosto, esse reforço será estendido para toda as 106 áreas cobertas pelo BPCom na RMF.

Estatísticas
Em entrevista ao Diário do Nordeste, no começo da noite passada, Bezerra afirmou que, a princípio, o reforço policial atenderá às áreas onde as estatísticas apontaram maior probabilidade de ocorrências, desde um simples furto, aos casos mais graves, como homicídios.

Nestas áreas, as patrulhas terão mais condições de aumentar o número de abordagens e fazer isto com segurança para os próprios militares. "Por exemplo, dois policiais terem que abordar um grupo de cinco ou seis pessoas fica difícil. Mas, com três, esta situação implica em menos riscos e, assim, os militares terão mais tranquilidade. Eles próprios reivindicavam isso", disse Bezerra. "Em setembro, quando estará formada a nova turma de (mil) soldados, esse reforço deverá se estender por todos os bairros da Capital, teremos mais policiais à disposição da população", acrescenta Bezerra.

O acréscimo de policiais no patrulhamento das comunidades consideradas mais críticas foi sugerido pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias; e pelo comandante do BPCom, tenente-coronel Paulo Sérgio Braga Ferreira.

Na tarde de hoje, os coronéis Francisco Bezerra e Werisleik Matias participarão do encontro do governador Cid Gomes com as esposas dos PMs.


Áreas beneficiadas1- Aerolândia
2- Ancuri
3- Barra do Ceará
5- Bom Jardim (I e II))
7-Bonsucesso
8- Centro
9- Cristo Redentor
10- Curió
11- Edson Queiroz (I)
12- Floresta
13- Genibaú
14- Goiabeiras
15- Granja Lisboa
16- Granja Portugal
17- Jangurussu (I e II)
19- Jardim das Oliveiras
20- Jardim Guanabara
21- Jóquei Clube
22- Mondubim (III)
23- Monte Castelo
24- Mucuripe
25- Passaré
26- Pirambu
27- Tauape
28- Siqueira
29- Vicente Pinzón
30- Vila Peri
31- Vila união
32- Vila velha (I)


FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários