Papa Francisco é nomeado bispo de Roma

Plantão Ceará | 07:28:00 | 0 comentários


O papa Francisco foi oficialmente nomeado bispo de Roma hoje, em cerimônia na Basílica de São João de Latrão, a catedral da capital italiana. Antes de completar um mês de sua escolha como pontífice, em 13 de março, Jorge Mario Bergoglio tomou posse da Diocese romana, da qual é titular por ser Sumo Pontífice, em uma cerimônia na qual também participaram o vigário de Roma, Agostino Vallino, e o vigário emérito Camillo Ruini.
O papa levou a cruz pastoral de João Paulo II, que antes tinha pertencido a Paulo VI Foto: Agência Reuters
Antes de sua nomeação, ele participou da inauguração da praça São João, em frente à basílica, que será uma homenagem ao papa João Paulo II. O papa levou a cruz pastoral de João Paulo II, que antes tinha pertencido a Paulo VI, e a mesma mitra e casula brancas com singelas linhas marrons e douradas que usa em todas as cerimônias.
Durante a celebração, Francisco lembrou que Deus é sempre paciente - "não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo no momento, mesmo com as pessoas". "Esse é o estilo de Deus."
Ele disse que é preciso entender as propostas de Deus, ressaltando que cada um tem sua importância. "Para Deus nós não somos números, somos importantes. Aliás, somos o que há de mais importante para Ele, mesmo se pecadores".
No fim da cerimônia, o Pontífice aproveitou para agradecer os presentes em sua primeira missa na basílica romana. "Com alegria que celebro pela primeira vez a Eucaristia nesta basílica", disse Francisco, que agradeceu o cardeal Agostino Vallini, os religiosos presentes, o prefeito de Roma e todas as autoridades presentes. 
Durante séculos, a posse da Diocese romana era precedida pela chamada "cavalgada papal",na qual o recém eleito pontífice atravessava em procissão o centro de Roma até a Basílica de São João de Latrão montado em um cavalo.
Esta tradição foi conservada até o século XVIII e depois começaram a utilizar meios mais cômodos para o pontífice, como as charretes (a partir de Pio XII no século XX) e os automóveis para transportar o bispo de Roma desde o Vaticano até São João de Latrão.
Após assistir ao ato de dedicatória a João Paulo II em que foi inaugurada uma placa com o nome do pontífice polonês -abençoada pro Francisco-, o papa foi à basílica em seu papamóvel. No percurso, foi saudado por uma multidão que lançava flores e pedia a ele que abençoasse as crianças.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários