Racionamento vai reduzir em 20% oferta de água na Grande Fortaleza

Plantão Ceará | 19:24:00 | 0 comentários

Com o baixo nível nos açudes após o quinto ano seguida de seca, os reservatórios do Ceará passarão por racionamento a partir de agosto, com meta de reduzir em 20% o consumo de água. O Castanhão, açude que abastece a Grande Fortaleza, tem 9% da capacidade; na mesma época de 2015, a reserva era de 20%. Por conta da situação, a Cagece elabora um plano de contingência.
De acordo com a Cagece, o plano deve ser concluído até o final de junho e em seguida deve ser encaminhado para as agências reguladoras.
O objetivo é garantir a economia de água para março de 2017, quando deve ocorrer um bom volume de chuva segundo previsão de meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Os detalhes do plano só serão divulgados após análise das agências, mas a Secretaria de Recursos Hídricos promete iniciar a economia em agosto.
"Nós entramos aí, no mais tardar, em agosto. Nós faramos uso racional da água para obtermos aí uma economia de no mínimo 20% da água ofertada e demandada para Fortaleza", explica Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos.

Uma das alternativas para amenizar a crise hídrica no estado é a conclusão da Transposição do São Francisco, cuja conclusão havia sido prometida para 2010, mas segue atrasada.
"A água poderá estar chegando à divisa, em Jati, de dezembro para janeiro. Poderemos contar, em Jati, com essa em janeiro. Na Região Metropolitana de Fortaleza, vai depender do enchimento de outra barragem que está em obras", afirma o secretário.
Fonte:G1 


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários