Menino de 10 anos perde 15 de 195 kg após cirurgia bariátrica em SC; 'doença muito rara', diz mãe

Plantão Ceará | 20:45:00 | 0 comentários

 





O estudante Matheus Fetter, de 10 anos, passou por uma cirurgia bariátrica que segundo a mãe, Gabriela Fetter, foi uma "luz no fim do túnel". O menino já perdeu 15 dos 195 quilos que tinha em poucos dias. Ele passou pelo procedimento há quase duas semanas em Florianópolis, já teve alta médica e se recupera em casa com a família em Chapecó, no Oeste catarinense.




Por causa da obesidade, Matheus não conseguia jogar bola ou andar de bicicleta. A família busca por respostas para a obesidade dele desde o 1º mês de vida, quando o menino pesava 7 quilos.


Segundo a mãe, a criança foi em pelo menos 50 especialistas e, até agora, nenhum conseguiu oferecer um diagnóstico preciso sobre o caso.


Mesmo assim, a cirurgia foi a opção escolhida pela família que, com pressa para oferecer mais qualidade de vida ao garoto, organizou uma vaquinha virtual e conseguiu recursos para fazer o procedimento pela rede particular. "Nosso desejo, como pais, é que ele tenha saúde", diz a mãe.


Mesmo com os resultados do procedimento chegando, a procura da família por respostas deve seguir.

"Nós ainda pedimos ajuda médica para que se aprofunde no caso dele, para descobrir qual é o problema que fez ele chegar até aqui. Mas se depender de nós, Matheus vai perder muitos quilos, pois vamos ajudar muito nessa nova dieta", afirma a mãe.

Gabriela conta que a recuperação do filho está sendo boa e com poucas complicações. A parte mais difícil, segundo ela, é a ingestão só de líquidos por 15 dias. Matheus terá que retornar ao médico que fez a cirurgia pelo menos três vezes, em 40, 60 e 90 dias.


"Já vimos a diferença em muita coisa. Por exemplo, ele agora anda e não cansa e nem sua como antes", afirma a mãe.


1º mês e 7 quilos

A mãe conta que Matheus nasceu de parto normal, com 38 semanas e pesando 3,360 quilos. Mas ela diz que foi após o primeiro mês que percebeu que o filho precisava de ajuda.
Família afirma que, em razão da obesidade, Matheus nunca jogou bola ou aprendeu a andar de bicicleta — Foto: Gabriela Fetter/Arquivo Pessoal

Família afirma que, em razão da obesidade, Matheus nunca jogou bola ou aprendeu a andar de bicicleta — Foto: Gabriela Fetter/Arquivo Pessoal



"Desde então, fomos a luta para descobrir o que ele tem, mas até hoje sem nenhum resultado. Não foi por falta de médico ou de especialista que esse resultado não veio, é pelo fato do Matheus ter uma doença muito rara", diz Gabriela.


Segundo ela, foram feitos inúmeros testes genéticos, tomografias e mapeamentos para descobrir as causas da obesidade do filho, mas sem sucesso.


A mãe afirma que só a alimentação não explica o motivo do grande ganho de peso do menino. Segundo ela, Matheus acaba engordando mais que os níveis normais para uma criança de sua idade.




Cirurgia




A família viajava frequentemente de Chapecó a Florianópolis em busca de respostas, mas sempre saía frustrados, até a realização do procedimento.
Mais de 900 pessoas se sensibilizaram com os desafios da família e colaboraram para que a cirurgia pudesse acontecer. Mesmo com essa etapa vencida, Gabriela conta que muita gente ainda quer ajudar.
"Decidimos fazer a vaquinha, pelo fato de não termos muito tempo a esperar, ele corria risco de vida. Muita gente pede para ajudar independente dele já ter feito a cirurgia. Toda ajuda é muito bem vinda para qualidade de vida dele", explica.


Nas redes sociais, Gabriela continua atualizando os mais de quatro mil seguidores sobre os avanços do filho e a busca por um diagnóstico preciso sobre a condição dele.

"Matheus é uma criança incrível e vem sendo até agora. Ele me surpreende a cada minuto, com uma força que eu sei que vem de Deus", conclui a mãe.

Fonte:G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários