Depois de seis horas de cirurgia, órgãos de Gugu são retirados; ainda não há data para traslado do corpo

Plantão Ceará | 20:14:00 | 0 comentários



Depois de seis horas de cirurgia, os órgãos de Gugu Liberato foram retirados para doação. Pelo menos 50 pessoas deverão ser beneficiadas com transplante.Agora, a família está tratando da documentação para que o traslado do corpo seja feito e o velório aconteça no Brasil. Gugu será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo em cerimônia aberta ao público. Antes do início da retirada dos órgãos, a equipe médica fez uma Menção de honra ao apresentador e um texto escrito pelos familiares foi lido. A família questionou sobre a doação de órgãos para pacientes que aguardam na fila de transplantes do Brasil, mas a resposta foi que a distância inviabilizaria a conservação.

As palavras lidas antes da cirurgia foram escritas em primeira pessoa. Era o Gugu agradecendo a Deus pela oportunidade da vida, ressaltando os ensinamentos que recebeu dos pais e o olhar ao próximo com amor e fraternidade. Ainda não há data certa para que o corpo chegue ao Brasil. De acordo com os familiares, um exame será feito por um médico legista nesta segunda-feira, 25. Somente depois será liberado, possivelmente à tarde. Quem assinou os papeis de autorização para a retirada dos órgãos foi o filho mais velho de Gugu, João Augusto Liberato, de 18 anos.


Em entrevista ao Jornal Nacional neste sábado, 23, o neurocirurgião Guilherme Lepsky disse que Gugu chegou vivo ao hospital, mas o quadro se agravou rapidamente. O médico explicou que são necessárias, no mínimo, seis horas de observação para confirmação da morte encefálica, que tem diagnóstico evolutivo. "Ele tinha alguma atividade respiratória no início. Não era de início morte encefálica. Ele tinha de início alguma atividade na prova de apneia, a prova que se faz. Acontece que o quadro foi se deteriorando rapidamente e aí as provas subsequentes comprovaram isso", detalhou.

Gugu será enterrado no Cemitério do Morumbi, situado na zona oeste de São Paulo, local onde seu pai está sepultado. O apresentador foi internado na quarta-feira, 20, após cair de uma altura de quatro metros enquanto consertava um ar condicionado no sótão de casa, em Orlando, nos Estados Unidos. Após ver as imagens dos exames em detalhes, o médico confirmou a irreversibilidade do quadro diante da mãe e dos irmãos de Gugu.

Nas redes sociais, Tirullipa, Ana Hickman e outros famosos fazem homenagem ao apresentador.

As emissoras Record TV e SBT emitiram nota de pesar pelo falecimento.

Gugu comandou quadros inesquecíveis da televisão brasileira, como a Banheira do Gugu, a matéria sobre o E.T de Varginha e a cobertura sobre a morte do grupo Mamonas Assassinas.

Leia comunicado divulgado neste domingo, 24, pela assessoria de Gugu:

"A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada esta noite e madrugada (sábado para domingo) e durou mais de seis horas.

A instituição Our Legacy cuidou de todos os tramites referentes a retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.

É importante reforçar que todos os órgãos são única e exclusivamente doados.

Antes do início da cirurgia de retirada dos órgãos, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma Menção de honra dizendo:

“Momento de honra,

Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos.

Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro.

Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”

Na mesma cerimonia, foi lido o seguinte texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa:

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus.

Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver. Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade.

Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos. Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.

Gugu”

Luto oficial em São Paulo

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem a Gugu. Em seu perfil no twitter, Doria lamentou a perda do apresentador. “Muito triste com a morte do Gugu Liberato. O Brasil perde um grande talento, a TV brasileira um de seus principais comunicadores, e eu perco um querido amigo. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos do Gugu”, escreveu.

Gugu tinha 60 anos e deixa três filhos. A carreira de apresentador teve início nos anos 80, quando Silvio Santos o convidou para comandar a versão carioca do "Sessão Premiada"
Leia nota de falecimento divulgada pela assessoria de Gugu Liberato:

Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.

Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.

Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.

Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.

Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.

Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

Familiares e funcionários

São Paulo, 22 de novembro de 2019

* Escala Glasgow de 3 - usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente.
Carreira

Gugu iniciou a carreira na TV aos 14 anos, no SBT, após mandar cartas para Silvio Santos sugerindo programas. Seu primeiro cargo foi como assistente de produção do programa "Domingo no Parque", apresentado pelo dono da emissora. Por quase 16 anos, ele ficou no comando do programa dominical "Domingo Legal".

Em setembro de 2003, o apresentador se envolveu em um polêmica após exibir na atração uma entrevista com dois supostos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Na conversa, os homens faziam ameaças ao então vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo, e a três apresentadores de programas policiais: José Luiz Datena, Marcelo Rezende e Oscar Roberto Godói. Tanto o apresentador quanto sua produção foram acusados de forjar a conversa. Até mesmo o próprio PCC havia negado o caso, que foi a justiça.

Resultado de imagem para gugu

Em 2009, ele assinou contrato com a Record com um salário de R$ 3 milhões. Na emissora, ele ficou no comando do "Programa do Gugu" e do "Gugu", que parou de ser exibido em 2017. Desde 2018, ele estava à frente dos reality shows "Power Couple Brasil" e "Canta comigo", que tem final prevista para ir ao no dia 4 de dezembro.
Luto oficial em São Paulo

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem a Gugu. Em seu perfil no twitter, Doria lamentou a perda do apresentador. “Muito triste com a morte do Gugu Liberato. O Brasil perde um grande talento, a TV brasileira um de seus principais comunicadores, e eu perco um querido amigo. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos do Gugu”, escreveu.

Gugu tinha 60 anos e deixa três filhos. A carreira de apresentador teve início nos anos 80, quando Silvio Santos o convidou para comandar a versão carioca do "Sessão Premiada"

Com informações do G1

Category: , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários