Policiais infiltrados, denúncias anônimas e mudança na lei: conheça ideias de Moro para a segurança

Plantão Ceará | 20:43:00 | 0 comentários

(Foto: AFP)

O agora ex-juiz federal Sergio Moro se notabilizou no combate à corrupção, mas, como ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PSL), terá também atribuições de coordenar o combate à segurança pública, incluindo facções criminosas e crime organizado.


A visão do ex-magistrado sobre segurança é ainda pouco conhecida e começa a ser mais explorada nas entrevistas que ele vem concedendo. Moro tem mencionado propostas "em gestação".


Ele citou que pretende resgatar propostas das Dez Medidas Contra a Corrupção elaboradas pelo Ministério Público, como estava previsto no plano de governo de Jair Bolsonaro, e utilizar em partes propostas formuladas pela Sociedade Civil Organizada, Transparência Internacional e Fundação Getúlio Vargas. Moro defende a tomada de ações simples contra os problemas apontados, que possam ser aprovadas e aplicadas com rapidez.


CONFIRA ALGUMAS DAS IDEIAS:


Mudança nas regras de prescrição de crimes

Está previsto no Código Penal que o Estado perde o direito de punir caso passe determinado tempo entre o cometimento do crime e o julgamento. O tempo para que a punição "perca a validade" depende do teor do crime e, consequentemente, da pena prevista. Moro afirmou pretender alterar essas regras, mas não explicitou que mudanças mais específicas serão feitas.

Facções criminosas e progressão de pena

Outra ação seria proibir a progressão de regime prisional - do fechado para semiaberto ou aberto, por exemplo - quando houver prova de ligação do preso com organizações criminosas. Segundo ele, se o criminoso está ligado a uma facção significa que ele não está pronto para esse tipo de medida de ressocialização.


Método Lava Jato contra crime organizado

Moro também pretende utilizar estratégias como as forças-tarefas da Operação Lava Jato no combate ao crime organizado. Ele não deu mais detalhes de como isso ocorreria, mas deixou claro que combater esse tipo de crime é prioridade.


HELOISA VASCONCELOS

Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários