Rio Salgado, que abastece o Castanhão, registra primeira cheia do ano; veja vídeo

Plantão Ceará | 21:14:00 | 0 comentários

O Rio Salgado, localizado em Lavras de Mangabeira, registrou a primeira cheia do ano. Após as últimas chuvas na Região do Cariri, as águas escorrem pelo leito do rio, que é um dos afluentes do Rio Jaguaribe e abastece o maior açude do País, o Castanhão. As imagens são do portal Aurora Notícias.

Resultado de imagem para rio salgado lavras da mangabeira

Por isso a importância das chuvas no Cariri e nos Inhamuns, pois as águas abastecem as bacias do Salgado e Jaguaribe, além de permitir que os açudes de Orós e Castanhão recarreguem. Atualmente, o volume de água no Castanhão é de 2,1%.


Além de abastecer os açudes, a tímida cheia do rio atraiu pescadores ribeirinhos em busca de peixe. No local, há também uma grande concentração de plantas aquáticas, devido ao excesso de nutrientes, nitrogênio e fósforo, ocasionados pela poluição decorrente dos esgotos industriais e doméstico. Lixos e entulhos também são encontrados no leito do rio.




Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários