RC avalia corte de até 30% dos terceirizados

Plantão Ceará | 08:56:00 | 0 comentários

Prefeito Roberto Cláudio (PDT): gestão avalia corte de comissionados. Economia anda não é estimada pela Prefeitura

A Prefeitura de Fortaleza estuda cortar até 30% do quadro de servidores comissionados e terceirizados. Como o prefeito Roberto Cláudio (PDT) já havia anunciado, as exonerações fazem parte das medidas para reduzir os gastos da máquina municipal.
Ainda não está definido, no entanto, quais cargos serão extintos e como eles irão afetar os serviços do município. A primeira leva de demissões ocorreu nesta semana, quando nove dos 15 funcionários da Vila das Artes foram dispensados.
“Esses cortes não serão só para a Cultura, todas as pastas também terão de seguir (as medidas). Estima-se que 30% dos terceirizados e comissionados tenham que sair. Mas estamos negociando para que a Cultura não seja atingida porque já é uma pasta pequena”, disse o titular da Secretaria da Cultura (Secultfor), Evaldo Lima.
O ex-líder do prefeito garante que a Vila não será afetada e que parte dos servidores terceirizados será readmitida. Caso seja obrigado a cumprir com os cortes, Evaldo diz que irá penalizar outros setores da pasta, mas que manterá a escola de formação em funcionamento.
O secretário do Planejamento e Gestão Philipe Nottingham negou que a determinação de 30% de corte tenha partido dele. “Estamos fechando os números ainda. Só teremos na próxima semana. Não existe ainda esse percentual. Estou fechando e analisando os dados. Pode ser que em um canto corte 30%, em outro 10% ou 40%, mas da Prefeitura, como um todo, não sei ainda”, disse.
Titular da Secretaria do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, Elpídio Nogueira explica que está colhendo informações com coordenadores antes de realizar os cortes previstos. 
“Ouvi falar nos 30%, mas, na prática, para mim ainda não chegou nada de percentual ainda. Estamos fazendo essa avaliação para o gabinete. Somos a fusão de duas pastas, então, de oito secretárias, por exemplo, teremos somente quatro agora”, informou. 
Segundo ele, número de cargos será cortado pela metade. Atualmente, a secretaria tem 95 cargos comissionados e 220 terceirizados. “Estou recebendo informações de todas as coordenações para saber o que pode ser cortado e o que é imprescindível”, antecipou.

O titular da Secretaria Executiva Regional II, Antônio Henrique, contou que foi informado de que o número de terceirizados e comissionados de toda a gestão teria de cair 30%. “Não será fácil, mas temos que trabalhar com o que tem”, conclui.
 40%
é o percentual máximo a que pode chegar o corte em pastas da gestão
 95
É o número de comissionados na Secretaria de Desenvolvimento
Vila das Artes
A Secultfor afirmou que exonerações são prática comum em início de gestão. No entanto, há funcionários que atuavam na Vila das Artes desde 2007 que perderam o cargo. Embora o secretário tenha prometido recontratação de alguns deles, ainda não foi determinado quando o quadro de servidores do equipamento será restabelecido. 
Outras medidas
Apesar de afirmar diversas vezes, em campanha, que o caixa da Prefeitura estava no azul e não havia sido comprometido pela crise, o prefeito Roberto Cláudio tomou medidas para economizar. Ele anunciou que os secretários municipais não terão mais carros oficiais. Também autorizou o aumento da tarifa de ônibus.
Fonte: Jornal O Povo

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários