Tricampeonato mundial de Senna completa 25 anos
Desde então, nenhum dos 17 pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1 no período conseguiu conquistar um campeonato.
No dia 20 de outubro de 1991, O Povo noticiou a conquista
Naquele 20 de outubro, no mesmo palco de seus dois títulos anteriores (em 1988 e 1990), Senna, pela McLaren, precisava evitar a vitória do inglês Nigel Mansell para assegurar a conquista. Adotando estratégia de ficar em 2º para segurar o rival na 3ª posição, Senna optou por travar batalha direta com o adversário. E o plano deu resultado. Pressionado pela necessidade da ultrapassagem, Mansell errou e foi parar fora da pista, abandonando a prova e sacramentando o rumo da temporada. Ayrton se tornava o mais jovem piloto — 31 anos contra 34 de Prost — a alcançar o feito.
O ano de 1991 também acabou por se tornar o melhor de Senna em toda sua carreira na Fórmula 1 — encerrada com a morte após acidente do GP de Imola, em 1º de maio de 1994. Foram oito pole positions e sete vitórias em 16 corridas, incluindo aquela que se converteria em do momento icônico: o inédito triunfo no GP Brasil.
UMA VITÓRIA HISTÓRICA
Até 24 de março de 1991, Senna carregava a frustração de nunca ter vencido em casa.
De maneira épica, completando as últimas sete voltas da corrida com apenas a 6ª marcha à disposição, ele encerrou o incômodo tabu. No pódio, mal tinha forças para segurar o troféu. “Foi uma das maiores dores da minha vida, mas a vontade de ganhar era maior”, disse Senna, na época, sobre a conquista. Poucas frases conseguem sintetizar melhor a gana de um atleta.
Fonte: Jornal O Povo
Category: Esportes
0 comentários