Amigos de jovem atropelada e ciclistas protestam em Botafogo, Rio

Plantão Ceará | 19:40:00 | 0 comentários

A Rua São Clemente, em Botafogo, onde Julia Resende, de 19 anos, foi atropelada, teve  protesto nesta quarta-feira (12). O projeto Bike Anjos organizou uma biclicletada, em luto pela estudante e cobrando da prefeitura uma ciclofaixa na via. Amigos e parentes que acompanharam o enterro da estudante, no Cemitério São João Batista, se uniram a ciclistas na manifestação.

A estudante foi atropelada por um ônibus na terça (11). Ela morreu na hora e o ônibus não parou no local, segundo testemunhas. A jovem usava uma bicicleta alugada no Bike Rio, projeto da prefeitura patrocinado por um banco.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Tati Carvalho, que esteve no funeral, o pedido por um espaço na São Clemente exclusivo para ciclistas é antigo.
"De tanto em tanto tempo, nós fazemos uma contagem em alguns lugares do Rio. Durante um dia inteiro, a gente se divide e vê quantos ciclistas passam. E fazemos várias anotações, por exemplo se ele usa a calçada, ou não, se é homem, mulher, criança. Este ano fizemos duas. Uma na [Rua] Real Grandeza e outra na Voluntários da Pátria. E tem aumentado muito o número de ciclistas, mas a infraestrutura não tem acompanhado", reclama a coordenadora.
Fora a necessidade específica de uma ciclovia, para Tati também é fundamental o treinamento de motoristas de táxis e ônibus para educá-los no trânsito. Além disso, a cicloativista sugere mais multas na região para coibir maus motoristas.
"A gente [até] tem reunião com a prefeitura, mas a gente vai, eles ouvem e depois passam meses e meses e as coisas não andam. Até porque muitas vezes que projeta [as ciclovias, ciclofaixas etc] são técnicos, e muitas vezes eles não andam de bicicleta", explicou Tati.
Protesto de ciclistas e amigos da Julia, atropelada na Rua São Clemente, em Botafogo (Foto: Nicolás Satriano/G1)Protesto de ciclistas e amigos da Julia, atropelada na Rua São Clemente, em Botafogo (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Protesto fechou a Rua São Clemente (Foto: Nicolás Satriano / G1)Protesto fechou a Rua São Clemente (Foto: Nicolás Satriano / G1)
Motoristas saíram dos carros devido ao protesto (Foto: Nicolás Satriano/G1)Motoristas saíram dos carros devido ao protesto (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Cortejo do enterro de Julia  no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul    (Foto: Nicolás Sartriano/G1)Cortejo do enterro de Julia no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul (Foto: Nicolás Sartriano/G1)
"Ela amava a humanidade. Fazia o bem. Ajudava a construir casas em outras favelas. Ela era amor", disse Simone Rezende, tia de Júlia após o enterro da jovem, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.
A Capela 8 foi tomada por dor e lágrimas. No velório, a todo momento as pessoas entoavam cânticos. A sala onde o corpo da jovem foi velado não comportou aqueles que foram se despedir.
De acordo com amigos, Julia havia se formado no ensino médio no Colégio Santo Inácio no ano passado e se preparava para cursar medicina.
"Tinha um futuro todo pela frente. Era uma menina tímida, mas com muita decisão. Me tira toda a alegria. Era uma menina alegre, o irmão também, e querida na comunidade", disse, com voz consternada,  a auxiliar de enfermagem e amiga da família Dolores Meireles.
Motorista não parou
Dolores também contou que na comunidade todos "estão revoltados [com o atropelamento]". "[Agora] é correr atrás do que não foi feito. Segundo falam, não foi prestado socorro e o tal motorista não foi encontrado".

A Polícia Civil abriu um inquérito para identificar e localizar o motorista que atropelou Julia.Em nota, o consórcio Intersul lamentou e informou que vai "colaborar com a investigação da polícia para identificar o ônibus que se envolveu neste acidente".
Fonte: G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários