Equoterapia: amor e saúde

Plantão Ceará | 21:01:00 | 0 comentários

Alfredo de Albuquerque, o paciente, Luciana Jardim, a instrutora de equoterapia e o cavalo Geverlino
A terapia que utiliza cavalos como instrumento principal, a equoterapia, trabalha com uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Estimulações que, normalmente, seriam dolorosas, quando feitas na equoterapia se transformam em algo lúdico e divertido
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande), a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, podendo cuidar de pacientes com doenças físicas e mentais.

Luciana Jardim, fisioterapeuta e instrutora de equitação, trabalha com a equoterapia em Fortaleza. Segundo ela, cada sessão pode durar até 30 minutos, por causa do clima da cidade. “Se fosse no Sul, por exemplo, eu poderia deixar o paciente até 40 minutos em cima do cavalo, mas aqui é muito quente”, explica.

Indicada para todas as idades, a terapia só tem restrições para quem possui Síndrome de Down. Os portadores da síndrome só podem fazer sessões a partir dos quatro anos, por causa da formação dos ossos.
Confira o vídeo que fala um pouco mais sobre a equoterapia: 

Cuidados e parceria
Enquanto cavalga, os movimentos que os músculos do cavalo realizam auxiliam na manutenção da fibra muscular de Alfredo de Albuquerque. Ele, que tem 51 anos e é auxiliar administrativo, tem um tipo de doença degenerativa que deixa o indivíduo sem os movimentos de todo o corpo. Praticando a equoterapia, ele consegue manter os músculos ativos e seu equilíbrio é trabalhado de forma que ele consiga se manter firme, mesmo sem os movimentos. Desde que começou o tratamento, há oito anos, Albuquerque é acompanhado sempre pelo mesmo cavalo, o Geverlino ou Gegé. 

Popularidade
Ainda pouco explorada em Fortaleza, a equoterapia tem poucos adeptos, mas é realizada em locais como o Centro Hípico Chambord e a Cavalaria da Polícia Militar do Ceará.


Fonte: O Povo


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários