Hillary vence na Califórnia e entra para história

Plantão Ceará | 15:38:00 | 0 comentários

Com uma inesperada vitória avassaladora no estado da Califórnia — o mais populoso, rico e com maior número de delegados eleitorais —, a democrata e ex-secretária de Estado Hillary Clinton entrou para a história e se tornou a primeira mulher a garantir a nomeação por um grande partido à Presidência norte-americana.
Na última "Super Tuesday" de primárias antes da convenção do Partido Democrata, em julho, Hillary enfrentou o também pré-candidato de seu partido, o senador por Vermont Bernie Sanders, na Califórnia e em outros cinco estados.
A ex-secretária de Estado no primeiro mandato de Barack Obama e ex-primeira-dama se declarou vitoriosa nas primárias da Califórnia, com 56% dos votos, contra 43% de Sanders, com cerca de 93% dos escrutínios contados.
Hillary venceu não somente na Califórnia, mas em outros três dos cinco estados que realizaram primárias na noite de ontem (7): New Jersey, Novo México e Dakota do Sul. Já o senador Sanders ganhou em Montana e Dakota do Norte. 
Mas o que estava em jogo na Califórnia não era a vitória de Hillary, cuja nomeação oficial pelos democratas era matematicamente mais factível que a de Sanders. O voto no grande estado norte-americano deu fôlego à campanha da ex-secretária e fortaleceu seu nome dentro do partido. Agora, Hillary conta com 2.497 delegados, ultrapassando o número mínimo para a indicação do Partido Democrata, que é de 2.383, contra os 1.663 de Sanders.
O presidente Barack Obama, apesar de tendencialmente apoiar Hillary, que foi membro do seu gabinete e sua antiga adversária nas primárias de 2008, vai tentar nos próximos dias unir o Partido Democrata e atrair os eleitores de Sanders para a ex-primeira-dama nesta reta final.
Hillary enfrentará nas urnas o polêmico fenônemo do magnata Donald Trump, candidato republicano único, já que todos os outros desistiram da corrida eleitoral.
De acordo com a Casa Branca, Obama telefonou para Hillary e Sanders, e se reunirá ainda nesta semana com o senador de Vermont, que se recusa a aceitar a vitória de Hillary e promete lutar até o último minuto da convenção democrata.
"Obrigada a todos, conquistamos um feito inédito. É a primeira vez na história da nossa nação que uma mulher será candidata de um partido importante", disse Hillary.
— A vitória desta noite não é de uma pessoa só, mas sim, de uma geração de mulheres e homens que se abateram e foram sacrificados. Eles tornaram esse momento possível.
A democrata agradeceu Sanders pela "campanha extraordinária" e pelo fato do senador ter conseguido engajar milhares de jovens na política.
Fonte: R7

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários