Industriais cearenses cogitam paralisação

Plantão Ceará | 09:26:00 | 0 comentários


O presidente da Fiec, Beto Studart, adiantou que a classe industrial está articulando ações visando ao recuo de Lula ao convite para o ministério, além da queda da presidente Dilma Rousseff ( FOTO: JL ROSA )
Após o anúncio de que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva havia aceitado o cargo de ministro da Casa Civil, nesta quarta-feira, empresários cearenses e presidentes de sindicatos ligados à indústria se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), onde fizeram uma manifestação pública de insatisfação com a nomeação. Ao afirmar estar em contato com as demais federações industriais do País, o presidente da Fiec, Beto Studart, adiantou que a classe industrial está articulando ações visando ao recuo de Lula ao convite para o ministério, além da queda da presidente Dilma Rousseff.
"Estamos articulando um pensamento que poderá desaguar numa paralisação nacional. Eu poderia dizer, por exemplo, que a gente poderia fazer um boicote nacional para não pagar impostos por 30 dias, porque o dinheiro está alimentando essa corrupção e o desmando que o poder promove", lançou Studart, acrescentando que essas ações poderão envolver outros segmentos da sociedade. "Não será essa semana porque ainda não há organização para isso. Mas os médicos já nos procuraram, outras atividades já nos procuraram, e isso é muito perigoso para o Brasil", alerta.
Além de prejudicar a economia internamente, a instabilidade política do País tem afastado os investidores do exterior, aponta Studart. "Estamos perdendo nosso investidores internacionais, que poderiam estar nos ajudando nessa nova fisionomia da infraestrutura nacional. Estamos vivendo uma situação extremamente vexatória e estamos todos preocupados", argumenta.
Impactos no Estado
O Ceará, na visão do presidente da Fiec, sofre da mesma forma que o restante do País com o desaquecimento da economia causado, principalmente, pela crise política.
"Estamos vivendo um momento de turbulência nos nossos indicadores, isso demonstra que estamos em situação vulnerável", demonstra.
Apesar de discursar contra Dilma Rousseff, apoiado pelos presidentes dos sindicatos que apoiam a saída do PT do governo federal, Studart foi incisivo em elogiar o governador Camilo Santana, que pertence ao mesmo partido de Dilma. "Somos representados por um governador digno, do diálogo, que representa as coisas sérias, que tem secretários maravilhosos junto com a indústria, mas a gente não consegue, estamos ficando para trás", lamenta.
Sobre a possibilidade Lula, enquanto ministro da Casa Civil, usar as reservas cambiais do País para resolver o déficit público, Studart considera arriscado. "É uma rota que nenhum economista aprova, esse superávit serve para mostrar para o mercado internacional que temos capacidade de pagamento. Agora, se você queima para pagar déficit público, perde", opina.
Mudanças políticas
Presente na reunião, o presidente da Itaueira, Carlos Prado, avaliou que a incerteza do futuro político afeta a economia do País. "Não sabemos o que vai ocorrer, sabemos que vão ser mudanças que contrariam a boa teoria econômica, mudanças no Banco Central, na condução econômica, tudo isso cria um descrédito geral no País", disse.
Já o presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do Ceará (Sinditêxtil-CE), Germano Maia, evidenciou a urgência das mudanças políticas. "Tem que ter mudança política, em curtíssimo prazo, pra que tenha impacto econômico, não pode ficar nesse descaso", disse.
O que eles pensam
Sindicatos mostram apreensão
"O nosso segmento (indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico do Ceará) tem percebido que pelo menos por enquanto não existem perspectivas de melhora. Os empresários estão muito preocupados, e agora nós ficamos indignados com essa posição que o governo tomou de nomear o Lula (para o ministério da Casa Civil), que é um homem que está sendo investigado".
Ricard Pereira
Diretor financeiro do Simec
"Nós estamos participando do processo que envolve toda a cadeia produtiva do setor de energia. Era um segmento que, até agora, estava evoluindo. E os grandes investidores estão apreensivos diante do caos que está acontecendo hoje no Brasil. Isso é muito preocupante e eu como representante transmito: é lamentável o que está acontecendo. Queremos um Brasil melhor, que cresça. Um Brasil honesto".
Elias de Sousa
Presidente do Sindienergia
"Especificamente para a indústria cearense de panificação, duas coisas graves devem acontecer com a continuidade do governo, com certeza. Primeiro, a elevação da inflação. E segundo: essa flutuação do câmbio. Na medida que os investidores estão se afastando, o dólar vai subir. Como a nossa matéria prima principal, que é a farinha de trigo, é toda importada sofreremos consequência drástica".
Lauro Martins
Presidente do Sindipan
Fonte: Diário do Nordeste

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários