Cuidado com golpes online em época de declaração do imposto de renda

Plantão Ceará | 08:29:00 | 0 comentários

hacker
Intel Security aproveita o início do período de declaração do imposto de renda e o preenchimento on-line para orientar sobre os cuidados a serem tomados. Como oscibercriminosos se aproveitam de atividades e datas importantes para aplicar golpes via web, a fim de roubar informações e até dinheiro dos consumidores, a Intel Security alerta para os possíveis golpes relacionados à declaração do imposto de renda e apresenta dicas para os consumidores se protegerem. De acordo com o McAfee Labs, em seu relatório trimestral de ameaças, divulgado em fevereiro, houve um aumento de 14% de amostras de malwares móveis identificadas no último trimestre de 2014, atingindo a quantidade de 6 milhões de malwares. Atualmente, o McAfee Labs detecta 387 novas amostras de malware por minuto, ou mais de seis por segundo. 
Em relação à declaração de imposto de renda, o principal golpe usado pelos criminosos nessa situação é o phishing, prática na qual tentam obter informações confidenciais através de e-mails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável. Geralmente o golpista envia e-mails não solicitados para as vítimas com anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos ou até mesmo instalar malwares nocomputador e dispositivos móveis.
Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee no Brasil, empresa integrante da Intel Security, comenta que nesta época os contribuintes são bombardeados com informações e ofertas de serviços relacionados ao imposto de renda. “É possível que as pessoas recebam e-mails ou mensagens falsas que parecem vir da Receita Federal, de bancos, escritórios de contabilidade ou algum outro órgão oficial, solicitando informações pessoais, dados bancários e senhas; ou ainda alegando que houve algum problema com a declaração enviada. Caso isso aconteça, apague a mensagem imediatamente, pois se trata de phishing”, ressalta Hyppolito. 
Veja as dicas da Intel Security para evitar golpes relacionados à declaração do imposto de renda:
1) Cuidado com programas falsos. Faça o download do programa de declaração apenas pelo site oficial da Receita Federal. Criminosos podem disseminar programas falsos ou mesmo links com malwares se passando pelo programa de declaração oficial. 
2) Apague qualquer mensagem suspeita. A Receita Federal não se comunica com os contribuintes por e-mail, mensagens de texto ou mídias sociais. Por isso é fundamental não clicar em nenhum link nem abrir anexos recebidos caso haja suspeita de que a mensagem seja falsa. 
3) Não forneça nenhuma informação pessoal a desconhecidos. Golpistas podem se passar por agentes da Receita Federal ou contadores e entrar em contato por e-mail ou telefone a fim de obter informações pessoais. Com algumas informações sobre o contribuinte obtidas facilmente na internet eles podem convencer a vítima de que se trata de um procedimento oficial. 
4) Proteja os arquivos digitas contra roubo. Arquivos como declarações anteriores, informes bancários e outros documentos usados na declaração devem ficar protegidos contra invasão. Procure usar ferramentas que exijam dupla autenticação para acessar esses arquivos digitais como senhas e biometria. 
5) Recuse os papéis. Prefira receber todos os extratos por e-mail para eliminar a papelada que vem por correio e que pode ser interceptada por ladrões.
6) Proteja os dispositivos móveis. Neste ano, a Receita Federal liberou o aplicativo m-IRPFpara o contribuinte fazer e enviar sua declaração pelo smartphone ou tablet. Além dos cuidados habituais com os dispositivos móveis, como proteção com senha e solução de segurança instalada, é fundamental que o usuário utilize apenas o aplicativo oficial da Receita Federal, evitando baixar qualquer outro relacionado a esse fim como calculadoras ou qualquer outro com referência à declaração do imposto de renda. 
7) Os falsos agentes da Receita Federal: golpistas se passam por agentes da Receita Federal e entram em contato por e-mail ou telefone. Eles já têm alguns detalhes sobre o contribuinte, provavelmente extraídos da sua página do Facebook, e usam essas informações para convencê-lo de que se trata de um procedimento oficial. Caso seja percebido que se trata de um golpe, acessar o site oficial da Receita Federal para esclarecer dúvidas, obter orientações clique aqui.
8) Tenha uma solução de segurança instalada em todos os seus dispositivos. Certifique-se de que o computador ou dispositivo móvel utilizado para o envio da declaração não esteja infectado ou comprometido. Atualize o sistema operacional e o navegador e mantenha uma solução de segurança instalada que seja abrangente e atualizada. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários