Segundo aluno depõe no MPF sobre suposto vazamento do Enem no CE

Plantão Ceará | 19:12:00 | 0 comentários

Um aluno que diz ter recebido por celular o tema da redação do Enem 2014 antes da prova depôs no fim da tarde desta terça-feira (18), na sede no Ministério Público do Ceará, em Fortaleza. É o segundo aluno a falar sobre o caso MPF no estado. Segundo o órgão, os dois estudantes que já prestaram depoimento, um deles nesta segunda, confirmaram à Procuradora da República Nilce Cunha a versão apresentada à imprensa de que teriam recebido o tema antecipadamente, mas que desconheciam a autoria da mensagem. Os dois defendem a anulação da prova porque consideram que outras pessoas viram o tema antes de começar a prova.
O Ministério Público Federal (MPF) começou a ouvir na segunda-feira (17) os estudantes que denunciaram o suposto vazamento no estado, similar ao caso registrado no Piauí, com o depoimento de uma aluna de 17 anos de um cursinho da capital cearense que declarou também ter chegado ao celular dela um áudio enviado por um amigo com o tema. De acordo com o MPF, o terceiro estudante está sendo localizado para também comparecer ao órgão. A investigação para apurar as denúncias de estudantes cearenses foi instaurada na sexta-feira (14).
Três alunos conversaram com o G1 na quinta-feira (13) informando que receberam mensagens pelo celular no domingo com o tema "Publicidade Infantil no Brasil", da prova de redação, antes ou durante a realização do exame.
O estudante de 20 anos ouvido pelo MPF nesta terça disse ao G1 que chegou ao celular dele às 11h50 (horário de Brasília) uma imagem mostrando a folha de prova de redação com o tema. "Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova", afirmou.
A estudante afirmou ter recebido a mensagem em áudio no celular às 15h11 (horário de Brasília) e a viu logo após sair do local de prova. O áudio era de um amigo que soube do tema por ter visto uma imagem do carderno de prova no WhattsApp, segundo a aluna. Um terceiro aluno declarou ao G1 que também recebeu uma mensagem às 15 horas no celular também por WhatsApp.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou, em Fortaleza, o cancelamento do Enem 2014 por causa de fraudes e suposto vazamento no Piauí. "Está completamente fora de cogitação", disse. "Não há nada que nos leve a essa direção'', afirmou. Até a manhã sexta-feira, quando Soares fez a declaração, não havia denúncias formalizadas na PF ou MPF sobre o caso dos três alunos cearenses. 
Fonte: G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários