Cai de 25 para 24 número de condenados do Mensalão

Plantão Ceará | 19:55:00 | 0 comentários

Ao realizar sua 69ª sessão do julgamento do mensalão, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta quinta-feira (13) a análise dos recursos, reduzindo de 25 para 24 o número de condenados. Com o fim desta etapa, algumas defesas estudam entrar com a chamada revisão criminal. 
 
Além de absolverem o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro, os ministros inocentaram o ex-assessor do PP João Cláudio Genu de participação no mensalão. 
 
A maioria do Supremo, no entanto, manteve a condenação do ex-sócio da corretora Bonus Banval, Breno Fischberg, por lavagem. Genu e Fischberg foram condenados unicamente, em 2012, pelo crime de lavagem de dinheiro. Por 6 votos a 3, os ministros entenderam que Genu cometeu corrupção ao sacar recursos do esquema e não lavagem. 
 
No caso de Fischberg, por 7 votos a 4, os ministros entenderam que a corretora Bonus Banval intermediou a distribuição de dinheiro a pessoas indicadas pelo PP e que foi contratada para ocultar a origem do dinheiro, portanto, tendo praticado lavagem. 
 
Também foi definido que o ex-deputado João Paulo Cunha não cometeu lavagem de dinheiro ao receber verba do mensalão, esquema que desviou recursos públicos para abastecer a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula. Entre os condenados estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares por corrupção ativa. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários