Intenção de compra na Capital é a menor desde setembro de 2012

Plantão Ceará | 14:12:00 | 0 comentários

Sapato - Intenção de Compra
A dificuldade de ingressar no mercado de trabalho de Fortaleza também afetou o Índice de Confiança do Consumidor
WALESKA SANTIAGO
Apenas 40,9% dos consumidores de Fortaleza desejam adquirir algum bem de consumo durável em fevereiro. O percentual, que é o menor desde setembro de 2012 (28,1%), foi divulgado nesta terça-feira (11) pela da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
“O consumidor de Fortaleza parece estar sentindo o peso do IPVAIPTU e despesas de matrícula escolar neste início de ano, tendo reduzido a taxa de intenção de compra em 1,8 pontos percentuais”, afirma Alex Araújo, diretor técnico da  Fecomércio-CE. Alex esclarece ainda que o calendário de compras no primeiro semestre é geralmente menos intenso, devendo o mercado se recuperar apenas em maio. 
A intenção de compra mostra-se mais forte entre os consumidores do gênero masculino (42,3%), do grupo etário entre 18 e 24 anos (52,3%) e renda familiar entre cinco e dez salários mínimos(45,2%). Com valor médio das compras estimado em R$ 309,04, os produtos mais procurados são: Televisores, (citados por 17,7% dos entrevistados); Artigos de vestuário, (14,9%);Móveis e artigos de decoração (14,8%); Geladeiras e refrigeradores (12,3%); Máquina de lavar roupa (11,4%); e Aparelhos de telefonia celular (10,4%).
Índice de Confiança também cai em favereiro
O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza caiu 2,9% em fevereiro, passando de 137,7 pontos, em janeiro, para 133,7 pontos neste mês. De acordo com Alex Araújo, a redução na confiança é esperada em fevereiro devido à sazonalidade do calendário de compras.  
Alex Araújo explica que a pesquisa divulgada pela Fecomércio-CE mostra que o Índice de Confiança do Consumidor reduziu acima da média, porém pode ser justificado pelo intenso período de vendas de dezembro e pelo período de liquidações de janeiro
O diretor da  Fecomércio-CE esclarece que a economia nacional foi o fator que mais pesou na redução da confiança do consumidor. Alex também cita três fatores como os responsáveis pela diminuição do índice. São eles a inflação, o fim dos incentivos do governo e o aumento do custo de crédito, ou seja, a compra a prazo está mais cara.
Além desses fatores, a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho de Fortaleza também afetou o Índice de Confiança do Consumidor. 
Expectativa dos consumidores
A pesquisa também revela que 87,5% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro, se mostram mais otimistas, com 93,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual. Em relação a economia nacional,  o consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações, om 30,7% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários