Arcebispo do Rio de Janeiro é nomeado cardeal pelo papa Francisco

Plantão Ceará | 13:56:00 | 0 comentários


O arcebispo do Rio de JaneiroDom Orani João Tempesta, da Ordem Cisterciense, é um dos 19 novos cardeais anunciados pelo Papa Francisco neste domingo (12). Segundo ele, a nomeação é uma graça divina, mas ao mesmo tempo ele terá mais responsabilidade na Igreja Católica.

Dom Orani acompanhou o papa durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro. Foto: Reuters 
"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir à Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato", afirmou em entrevista a veículos de comunicação da Arquidiocese, disponível no site da instituição. "Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo a Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essaresponsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo."
Segundo a Arquidiocese, no momento do anúncio Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil no Rio de Janeiro para celebrar missa. Com Dom Orani, papa Francisco nomeou neste domingo (12)19 novos cardeais vindos da Ásia, África, América do Norte e do Sul, dentre eles o italiano Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil.
A cerimônia que deve oficializá-los como cardeais será realizada em 22 de fevereiro no Vaticano. O último consistório público, convocado pelo Papa Bento XVI, para a criação de seis novos cardeais, foi realizado no dia 24 de novembro de 2012. Até então, o Brasil tinha 20 cardeais. O primeiro, também da America Latina, em 1905, foi o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850 - 1930).

No mesmo dia o papa também realizou o batismo de 32 crianças.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários