Filipinos fazem fila para usar internet por 3 minutos

Plantão Ceará | 13:49:00 | 0 comentários

Os postos de distribuição de água, comida e remédios tem um forte concorrente entre os sobreviventes do furacão Haiyan que buscam ajuda humanitária: o Facebook. Para ajudar a romper o isolamento imposto pela catástrofe, o governo filipino montou uma tenda com conexão de internet gratuita, que se tornou a única janela da maioria dos moradores de Tacloban para o mundo.
Ansiosos em mandar sinal de vida a parentes e amigos, eles formam longas filas e a tenda tem movimento intenso 24 horas por dia. "Comunicação é tão importante como comida e água", dizFelino Castro, que foi enviado pelo governo de Manila para chefiar a instalação da tenda. "Viemos no primeiro voo que chegou a Tacloban após o tufão."
As regras são claras: cada morador só pode usar a internet por três minutos. As opções de navegação são limitadas à comunicação: só é permitido o acesso a e-mailFacebook e Twitter. Na dança das cadeiras, há quem volte ao fim da fila várias vezes para recomeçar a navegação. O que praticamente não muda é o sítio escolhido: o Facebook é, de longe, o mais popular.
"O telefone celular parou de funcionar, não temos internet nem luz elétrica. O Facebook é a única forma de eu me comunicar com meus parentes de fora da ilha", diz o estudante de tecnologia Laurence Gui, 18.
O motorista de ônibus Jason Santiago, 27, diz que usa o Facebook para tranquilizar os familiares que moram em Manila e pedir suprimentos. Mas admite que também tem usado a rede social como qualquer um. "Dou uma namoradinha também, mas tem que ser rápido, porque em três minutos o jeito é ir direto ao ponto", diz, com um sorriso

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários