Parque do Cocó terá incorporação de 4,31 km² de área, diz Cid Gomes

Plantão Ceará | 10:07:00 | 0 comentários


O governador Cid Gomes divulgou na noite de segunda-feira (7) a incorporação de uma área de 4,31 km² ao Parque do Cocó. O trecho compreende a reurbanização das margens do Rio Cocó no trecho entre o início da rodovia BR-116 e o Conjunto José Walter, além da construção de uma barragem para regularizar a vazão do rio e evitar enchentes. A informação foi publicada na página do Facebook do governador.

Cid ressaltou que famílias em área de risco serão transferidas dos locais Foto: Reprodução/Google Earth
Fotos de satélite com as demarcações também foram postadas. O acréscimo dos terrenos está previsto no Projeto Rio Cocó, da Secretaria das Cidades, que também prevê o reassentamento de famílias em área de risco, que segundo Cid Gomes, “serão transferidas para apartamentos em terreno próximo”. 

O governador ainda mostrou o trecho desmatado para a construção dos dois viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior e ironizou ao comparar o tamanho do terreno com toda a área a ser incorporada: “Desculpem, mas não consegui me conter”, escreveu na página.

Projeto prevê investimento de R$ 275,7 milhões
O Projeto Rio Cocó prevê um investimento de cerca de R$ 275,7 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da contrapartida do Estado. A intervenção deverá atingir os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga.

Segundo a Secretaria de Cidades, o projeto é financiado através do Programa Saneamento Para Todos, na modalidade Manejo de Águas Pluviais, e do Programa Intervenção em Favelas (OGU) modalidade Saneamento Integrado, ambos do Governo Federal. 

Além da construção da barragem e do remanejamento de famílias em áreas de risco, o projeto contempla a dragagem do rio, a urbanização das margens e a construção de 1.649 unidades habitacionais. A previsão é de que 8.135 famílias sejam beneficiadas.

A área terá uma via paisagística com passeios, ciclovias e pista de rolamento, além de espaços para convivência e equipamentos de lazer e esporte. O projeto prevê ainda a construção de uma creche, uma escola e um posto de saúde no Conjunto Habitacional Paupina.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários