Papa pede que fiéis não sejam "cristãos de vitrine"

Plantão Ceará | 22:15:00 | 0 comentários


O papa Francisco pediu neste sábado (12) que os fiéis da Igreja Católica não sejam "cristãos de vitrine" e trabalhem pela paz.
Ele fez um pronunciamento de cerca de cinco minutos que foi exibido durante a transmissão de um "terço mundial" rezado simultaneamente em dez santuários marianos ao redor do planeta.
A basílica do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, participa da celebração durante a programação do dia de Nossa Senhora Aparecida.
"Fazei que não sejamos cristão de vitrine, mas saibamos meter mãos à obra para construir com o teu filho Jesus o seu reino de amor, de alegria e de paz", disse o papa em sua oração à Virgem Maria.

No vídeo gravado, Francisco usou como tema de sua pregação a importância do olhar. "Quantas coisas se podem dizer com um olhar! Estima, encorajamento, compaixão, amor, mas também censura, inveja, soberba, até mesmo ódio. Muitas vezes o olhar diz mais que as palavras, ou aquilo que as palavras não conseguem ou não ousam dizer", afirmou o papa.
"Maria nos diz: 'Olha para o meu filho Jesus, mantém o olhar fixo nele, escuta-o, fala com Ele. Ele te olha com amor. Não tenhas medo! Ele ensinar-te-á a segui-lo para dares testemunho dele nas grandes e pequenas ações da tua vida, nas relações familiares, no teu trabalho, nos momentos de festa; ensinar-te-á a a saíres de ti mesmo, de ti mesma, para olhares os outros com amor, não com palavras, mas com obras", disse o sumo pontífice.
O terço mundial está sendo apresentado das 14h às 17h (horário de Brasília) a partir do Santuário do Divino Amor, em Roma. Aparecida participa ao lado de Nazaré (Palestina), Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairóbi (Quênia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Luján (Argentina).
Entre as orações são apresentados testemunhos de fiéis em Roma.
Em um deles, um médico contou ter se divorciado (o que não é permitido pela Igreja Católica), trabalhado pela legalização do aborto (o que também é condenado pelo clero) e integrado a maçonaria antes de se converter ao catolicismo após ouvir a uma pregação no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Em outro depoimento, o ator Pedro Sarubbi disse ter se tornado católico após ter participado do filme "A Paixão de Cristo" (2004), de Mel Gibson. Ele interpretou Barrabás, o ladrão que a multidão mandou ser libertado para que Jesus Cristo fosse crucificado. Também há relatos de pessoas que viveram guerras na África e no Oriente Médio, como uma família síria.
Os peregrinos em Aparecida assistem à transmissão em quatro telões instalados acima ao altar da basílica. Segundo a assessoria do Santuário Nacional, 10 mil pessoas acompanham o rosário dentro do templo, que tem capacidade para 30 mil.
Pela manhã, durante a missa solene celebrada pelo cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a basílica ficou lotada, com fiéis do lado de fora.
O Santuário calculou em 158.690 pessoas o número de visitantes até as 16h.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários