EUA capturam membro da Al Qaeda suspeito de ser responsável por atentados de 1998

Plantão Ceará | 21:46:00 | 0 comentários


Em uma ação das forças de operação especiais americanas em Trípoli, na Líbia, foi preso neste sábado um membro da Al Qaeda suspeito de ser responsável por atentados a embaixadas dos EUA em 1998.
Segundo a rede CNN, Abu Anas al Libi foi preso em Trípoli numa operação de "captura" que teria o consentimento do governo líbio. Ao "New York Times", um funcionário do governo americano disse que ação foi "pacífica".
O membro da Al Qaeda era procurado --com recompensa de US$ 5 milhões-- por ter supostamente planejado os ataques com bomba nas embaixadas dos EUA em Dar es Salaam, na Tanzânia, e em Nairóbi, no Quênia, em 7 de agosto de 1998.
Al Libi, 49, foi acusado, em 2000, de conspiração para matar cidadãos americanos, assassinato e destruição de propriedades do governo e de instalações de defesa nacional.
O militante, cujo nome real é Nazih Abdul-Hamed al-Ruqai, nasceu em Trípoli e se juntou à rede de Osama Bin Laden no início dos anos 90, no Sudão. Mais tarde, ele se mudou para o Reino Unido, onde recebeu asilo político como dissidente líbio.
Acredita-se que ele não tenha desempenhado qualquer papel no ataque de setembro de 2012 contra a missão diplomática americana em Benghazi, que matou quatro pessoas, entre elas o embaixador Christopher Stevens.

SOMÁLIA

Em outra operação realizada neste sábado, uma equipe da elite da Marinha americana (conhecida sob a sigla em inglês Seal) realizou um ataque contra um dos líderes do grupo radical muçulmano Al Shabaab, responsável pelo atentado em um shopping no Quênia que deixou ao menos 67 mortos no fim de outubro.
Segundo o "New York Times", o governo americano acredita que o líder do grupo ligado à Al Qaeda tenha morrido na ação --o que não pôde ser confirmado antes de os militares deixarem o local.
O ataque, que vinha sendo planejado há dez dias, ocorreu na madrugada deste sábado em uma vila litorânea junto à cidade de Baraawe, na Somália.
Os membros das forças especiais chegaram à casa do líder --cujo nome não foi revelado-- pelo mar, atirando. O tiroteio teria durado mais de uma hora, segundo testemunhas.
Por ser muito arriscado, este tipo de ação é raro e indica que o alvo era considerado uma "prioridade".
Este foi o maior ataque de tropas americanas em solo somali desde o assassinato de Saleh Ali Saleh Nabhan, também líder do Al Shabaab e ligado à Al Qaeda, em 2009.
Uma fonte do governo somali disse ao jornal que seu país havia sido informado antes do ataque. Um porta-voz do grupo radical disse apenas que um de seus integrantes foi morto num tiroteio.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários