Exército Eletrônico Sírio possui relação obscura com regime, um dos mais bem sucedidos em controlar internet

Plantão Ceará | 10:52:00 | 0 comentários

Entre todos os governos que enfrentaram os levantes populares da Primavera Árabe, o da Síria foi o que melhor soube usar a internet em seu favor. Se na Tunísia, Líbia e Egito as redes sociais virtuais foram decisivas para organizar os opositores, no país ela é também uma ferramenta do governo oficial, que usa as novas tecnologias de comunicação como máquina de propaganda e como uma arma de ataque aos ditos inimigos.

Reprodução/Instagram
Foto publicada na conta do presidente sírio, Bashar al-Assad, na rede social de fotos Instagram

O presidente sírio, Bashar al-Assad , encara a internet como mais um de seus campos de batalhas, uma visão que está de acordo com o seu passado. Antes de assumir o governo da Síria, Assad era um grande defensor da modernização e da internet no país, e chegou a ocupar a presidência da Sociedade Síria de Informática.
Desde abril de 2011, um grupo autodenominado Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês) passou a realizar diversas ações de “ativismo hacker” pró-governo Assad. Em comunicados online, o grupo diz ser motivado por patriotismo sírio e garante que age de forma independente do regime de Damasco.
Embora o SEA alegue ser “independente”, o pesquisador Helmi Noman, da Universidade de Toronto, descobriu que o domínio do website usado pelo grupo, syrian-es.com, foi registrado pela Sociedade Síria de Informática, que Assad dirigiu. O jornal britânico The Guardian fez reportagem mostrando que o SEA foi fundado por Rami Makhlouf, um primo do presidente e dono de um provedor de internet e de telecomunicações do país.
Ainda assim, ninguém sabe dizer com certeza se os membros do SEA são funcionários contratos pelo regime sírio ou simplesmente um grupo de hackers - provavelmente jovens muçulmanos da ramificação alauíta, a mesma de Assad - que age sob a complacência e estímulo do governo. De qualquer forma, desde 2011, o SEA tem sido o principal braço do regime sírio na ciberguerra.

Em dois anos de atividades, o exército eletrônico já fez campanhas de spams nos perfis do Facebook do ex-presidente da França Nicolás Sarkozy e do presidente dos EUA, Barack Obama. Também hackeou as contas no Twitter e publicou informações falsas de grupos de mídia ocidentais que estariam “difamando o regime sírio”, como AP, BBC, e o programa de TV da CBS "60 Minutes".
Além disso, conseguiram tirar do ar por diversas horas sites da Universidade Harvard, do jornal The New York Times e da página de recrutamento dos Marines do Exército americano – os internautas acabavam redirecionados para páginas do grupo.
Em uma entrevista por e-mail à BBC, um porta-voz do SEA disse que eles planejam “muitas surpresas”. “Uma intervenção militar na Síria tem muitas consequências, e vai afetar o mundo inteiro”, escreveu. Sobre a escolha dos alvos, o hacker respondeu: “Todas os grupos de mídia que atacamos estão publicando notícias falsas/fabricadas sobre a Síria."
Censura do regime
Ainda que tenha sido amplamente usada pelos opositores de Assad para se organizar, a internet na Síria é uma das mais estritas e vigiadas do mundo. Para o presidente, o esforço de “modernizar” as tecnologias não implica dar liberdade aos cidadãos.
A Síria consta na lista dos “inimigos da internet” da entidade Repórteres Sem Fronteiras desde 2006, quando o levantamento começou a ser feito. Dados compliados pela ONG americana Freedom House mostram que a conexão de internet é centralizada e controlada pelo governo, que bloqueia inúmeros sites e rastreia usuários.
FONTE: Ig

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários