Servidores e aposentados do Banco do Nordeste fizeram manifestação na frente do fórum Autran Nunes

Plantão Ceará | 16:13:00 | 0 comentários


Funcionários e aposentados do Banco do Nordeste realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), uma manifestação na frente doFórum Autran Nunes, no Centro da Cidade. Enquanto o grupo protestava do lado de fora, dentro do Fórum uma audiência de conciliação era realizada na 3ª Vara do Trabalho entre a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste e a diretoria do banco. 

Grupo carregava 100 cruzes em alusão a funcionários já falecidos e que não receberam o benefício. FOTO: NATINHO RODRIGUES
A audiência buscava um acordo entre banco e funcionários para o pagamento de equiparação salarial que, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, foi acordada em 1987, mas nunca foi quitada pela instituição financeira. Cem cruzes foram colocadas na calçada do local, em alusão aos cerca de 100 funcionários que já faleceram sem receber o dinheiro.
De acordo com Carmem Araújo, diretora do Sindicato, muitas pessoas não poderão usufruir do dinheiro ao qual têm direito. "Ninguém aguenta mais esperar, porque esta situação já dura 25 anos. Tem gente que já faleceu e não recebeu este dinheiro; muitas pessoas já estão com mais de 70 anos e, se receberem este dinheiro agora, vão ter dificuldade de usufruir, já que, nessa faixa de 70 anos, os cuidados com as doenças são maiores, a fragilidade aumenta e muito desse dinheiro vai servir apenas para que elas comprem seus remédios", disse. Em nota, a assessoria de comunicação do Banco do Nordeste informou a instituição não se manifesta sobre ações judiciais em andamento.
Ainda segundo a sindicalista, o Banco do Nordeste chegou a fazer uma proposta de acordo, mas os beneficiários não aceitaram. "O banco, há uns anos, fez uma proposta, mas ela foi rejeitada porque ela não condizia com a realidade, que é a proposta maior desta ação", finalizou.
Audiência termina com avanços para questão
Segundo o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino, a audiência de conciliação ainda não definiu o desfecho do caso, porém deixou a situação bem encaminhada para um final feliz. "Ainda não foi definido o termo final, mas houve 2 avanços importantes. O primeiro foi que acordamos, sindicato e banco, com a metodologia do cálculo dos valores. O segundo foi que a justiça bateu o martelo e especificou que 1638 beneficiários têm direito à equiparação e não 1178, como dizia o Banco. Agora, a justiça deu um prazo final de 120 dias para que tenhamos um valor consensual e que entremos em acordo", finalizou.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários