Cid Gomes vai a acampamento de manifestantes no Parque do Cocó para ouvir reivindicações

Plantão Ceará | 08:56:00 | 0 comentários




O governador Cid Gomes fez visita surpresa aoParque do Cocó para ouvir reinvidicações dos manifestantes que ocupam o local há 25 dias e se comprometeu adicionar uma área de 20.000 m² de manguezal e a multiplicar em 10 vezes a área desmatada. O chefe do executivo estadual chegou por volta das 22h15 da noite da última segunda-feira (5) sem comunicar ao Gabinete e só saiu, com princípio de tumulto, por volta das 2h10 da madrugada desta terça-feira (6).
Diversas pessoas presentes no Parque pediram a palavra e fizeram diversos questionamentos a Cid. Foto: Tuno Vieira
Assim que tomou voz, o governador declarou que os manifestantes estavam "superestimando a presença" dele no local. 

Cid Gomes também afirmou que que é defensor do Parque e que não assume a responsabilidade da área. "É uma área que vem sofrendo muito nos últimos anos e eu acredito que esse movimento pode sair-se vitorioso. Ao invés de 2.000 m² de área exótica, eu proponho termos 20.000 m² de mangue", afirmou.

Após propor a regulamentação do Parque do Cocó, incorporando mais 2 hectares de mangue e mais 10 vezes a área retirada de área verde, na faixa compreendida entre a faixa do anel viário e o Rio Cocó, o governador ouviu dos manifestantes que uma reunião entre eles e o prefeito de Fortaleza Roberto Claudio fosse agendada.

Manifestante propõe dois túneis
Após muito bate-boca, o governador cedeu a palavra a um manifestante que propôs um projeto entre as avenidas Antônio Sales e Eng. Santana Jr. com a presença de dois túneis no lugar de um viaduto.
Cid rebateu afirmando que a obra dos viadutos não atinge o mangue do Cocó. Ressaltou ainda que a construção de túneis é melhor em relação a um viaduto, mas que não cabe no local da obra. "O viaduto tende a degradar. Túnel é melhor", disse.

O governador relembrou o seu início na política, afirmando ter sido militante e que é a favor da ecologia, tendo sido um dos criadores do Orgão de Defesa do Meio Ambiente. "Tenho história e prática de defesa do meio ambiente", disse. 

Ânimos acirrados entre Cid e João Alfredo

Ao receber a palavra, os ânimos entre o governador Cid Gomes e o vereador João Alfredo(PSOL-CE) se acirraram. Acusado pelo vereador de estar ironizando os manifestantes, Cid rebateu afirmando que João era contra a construção do Castanhão. "Se dependessmos das teses do João Alfredo, Fortaleza estava sem beber água", disse.

vereador do PSOL falou antes do governador e pediu para fazer três solicitações: que não houvesse repressão por parte da polícia aos manifestantes, a legalização do Parque do Cocó sem pedido de trocas por parte do governo e uma discussão de novas alternativas para o Cocó.

Sobre um possível esforço policial para retirar os manifestantes do Parque, Cid Gomes afirmou que não pode "garantir que não haja repressão polícial", já que não é competência do Governo do Estado.

Manifestantes fazem suas reinvidicações 

Cerca de 100 pessoas estão no parque pedindo ao governador a finalização das obra do viaduto.Entre as pautas da conversa estão a mobilidade urbana e proteção ao ecossistema do parque.

questão ambiental foi levantada com mais intensidade pelos manifestantes devido a derrubada de 94 árvores para a construção de um viaduto. "A maioria aqui trabalha e estuda. Enquanto alguns usam o seu tempo livre para ir à academia, nós lutamos pelas nossas árvores", disse uma das pessoas.
"Será que não tem uma alternativa menos agressiva e nociva à população?", questionou outro manifestante.
Uma pessoa mais exaltada reforçou que o grupo que ocupa a área não vai sair antes de ter suas reivindicações solicitadas. "Nós vamos resistir. Estamos aqui para garantir o parque como ele é", afirmou. A gritos de "O Cocó é nosso", os manifestantes afirmaram estarem preparados para confrontar o governo.
Acquário e Copa do Mundo são questionadas
A remoção de famílias para obras da Copa do Mundo e a construção do Acquario Ceará também foram reivindicadas. "Vamos resistir a qualquer remoção para a Copa do Mundo e à construção de uma acquário milionário", concluiu.

O governador afirmou que será feito um plebiscito para decidir se haverá a construção doAcquário do Ceará. "Eu quero fazer um plebiscito sobre o Acquário. Resolvida a questão que estão levantando sobre corrupção, farei o plebiscito"
Não é a primeira vez no dia que o governador fez visita surpresa a um ponto delicado da cidade. Mais cedo, Cid Gomes fez visita surpresa às comunidades que serão desapropriadas devido às obras do VLT
Mobilidade Urbana
A prioridade nas obras de transporte foram questionadas. Para um dos manifestantes, ciclistas e pedestres precisam de mais opções, como a construção de ciclofaixas e melhor iluminação nas vias, além de melhorias no transporte público.
"Está havendo uma inversão na prioridade do transporte. Pedestre e ciclistas devem ter prioridade. Após isso, o transporte público e, por último, a construção de túneis e viadutos. O cidadão, hoje, é coagido a usar o carro", disse.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários