Atos de vandalismo deixam rastro de destruição entre Aldeota e Cocó

Plantão Ceará | 08:47:00 | 0 comentários

Três agências bancárias foram depredadas; muros e ônibus foram pichados em ato pela mobilidade urbana
Ao contrário do que vem acontecendo nas manifestações no País, o protesto ocorrido ontem entre os bairros Aldeota e Cocó não terminou em vandalismo. Desta vez, os atos de destruição começaram logo no início da mobilização. Agências bancárias e lojas foram depredadas ao longo do caminho entre a Praça Portugal e a residência do prefeito Roberto Cláudio. O movimento, que pedia "mobilidade urbana sustentável", foi dispersa quando a Polícia cercou o grupo com bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo.

"Com vandalismo! Com vandalismo", gritavam algumas pessoas enquanto um grupo menor depredava uma agência bancária. A Polícia usou bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar o movimento Foto: José Leomar

Após a concentração na Praça Portugal, por volta das 15h45, cerca de 300 manifestantes fecharam a Av. Desembargador Moreira e, ao chegar na Av. Santos Dumont, um grupo menor começou a jogar pedras contra uma agência bancária. Outras pessoas gritavam "Com vandalismo! Com vandalismo!", e "Me representa! Me representa!" durante a depredação. Logo depois, outra agência bancária foi atingida. Desta vez, a maioria dos manifestantes repreendeu a ação com vaias.

Ao longo da Av. Santos Dumont, vários muros foram pichados. "Destrua o que te destrói" e "Fora Cid" foram algumas das frases escritas nas paredes. No caminho, quem acompanhava o movimento em janelas era alvo de gritos de alguns jovens com o rosto coberto.

Os manifestantes mascarados iam à frente do grupo, parando o trânsito. "Para! Não passa!", gritavam aos motoristas. No cruzamento da Avenida Santos Dumont com Rua Professor Dias da Rocha, um ônibus foi atacado com pedras e chutes. A esta altura, duas viaturas da Polícia acompanhavam o grupo. Quando a manifestação chegou no cruzamento com a Via Expressa, quatro veículos do Choque faziam uma barreira e os atos de vandalismo cessaram.

Originalmente, o grupo pretendia seguir até o acampamento no Cocó, instalado no local do Parque do Cocó onde a Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos. Entretanto, segundo alguns manifestantes os acampados pediram para que o destino da passeata mudasse para "evitar repressão" da Polícia. Foi então que o grupo seguiu em direção à residência do prefeito de Fortaleza.

Entretanto, o Batalhão de Choque fazia uma barreira próximo ao condomínio do gestor. Impedidos de continuar, os manifestantes decidiram caminhar até a Praça da Imprensa, voltando pela Av. Santos Dumont.
Violência

Foi aí que os atos de vandalismo recomeçaram. Uma terceira agência bancária foi depredada, muros foram pichados e placas de sinalização arrancadas e jogadas na rua. Obstáculos chegaram a ser colocados na pista, mas logo foram retirados por pessoas que passavam no local.

No cruzamento com a Rua Valdetário Mota, houve o primeiro confronto com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Força Nacional de Segurança (FNS). O grupo desviou em direção ao Terminal do Papicu e, ao chegar à Via Expressa, o confronto se acirrou. A Polícia começou a atirar balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Os manifestantes fecharam a via com contêineres de lixo e jogaram pedras nos agentes. O conflito seguiu pela Avenida Padre Antônio Tomás, onde lojas foram atingidas por pedras, até o cruzamento com a Rua Coronel Jucá, quando a manifestação foi cercada pela Polícia.

O grupo dispersou, algumas pessoas foram abordadas mas ninguém foi preso. Segundo o comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila, 80 policiais participaram da ação. Parte dos manifestantes se reuniu novamente e seguiu para o acampamento no Cocó, onde havia atividades artísticas e culturais.

Tensão
Pedras e chutes
Cerca de 300 pessoas saíram da Praça Portugal. Manifestantes mascarados caminhavam na frente e paravam o trânsito. Lojas e uma concessionária também foram depredadas por vândalos. No cruzamento com a Rua Valdetário Mota, houve o primeiro confronto com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Força Nacional de Segurança (FNS) Fotos: José Leomar/Bruno Gomes

Imprensa é hostilizada por policiais e manifestantes
Ao longo do protesto, repórteres do Diário do Nordeste foram hostilizados com acusações de serem "P2" (policiais infiltrados). Em todos os casos, os manifestantes acusavam a reportagem de estar passando informações à Polícia. "Não estou a fim de levar mão na cara de graça!", disse um manifestante, intimidando o trabalho da reportagem.

Outro repórter também foi abordado por duas vezes por pessoas que transmitiam o ato pela internet e se diziam da "Mídia Ninja". Acusado de ser um policial, o jornalista foi ameaçado. No chat da transmissão, pediam que para mostrar bem seu rosto para divulgar a imagem.

A intimidação também partiu da Polícia. Após a dispersão, os jornalistas se aproximaram dos manifestantes. Um policial pediu que saíssem. Ao afirmar que eram da imprensa, repórteres tentaram mostrar a identificação. "Quem mostrar crachá vai levar borracha", disse o agente.

GERMANO RIBEIROREDAÇÃO WEB
FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários