Incêndio atinge prédio na Varjota e só é controlado após 4 horas

Plantão Ceará | 07:40:00 | 0 comentários

Um incêndio atingiu o último andar de um prédio residencial na Rua República do Líbano, no bairro Varjota, na noite desta quinta-feira (25). Após cerca de quatro horas e com dificuldade, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar totalmente o fogo. Um dos 42 apartamentos do condomínio ficou totalmente destruído

Um problema na tubulação de água do prédio teria sido a causa da demora na ação dos profissionais.

Os moradores do edifício situado em área nobre de Fortaleza tiveram de sair de seus apartamentos. Foto: Kleber A. Gonçalves
O incêndio começou por volta das 19h40 e foi controlado totalmente por volta das 23h30. Informações preliminares indicam que a causa do acidente teria sido um curto-circuito em um dos apartamentos. Outra versão dá conta de uma pane nos elevadores.

Fogo controlado após esforço
Conforme informações do comandante do Corpo de Bombeiros, Joaquim Neto, o sistema preventivo não funcionou. "O primeiro combate ao fogo não foi feito pelos condôminos. Quando fomos utilizar o sistema de hidrante, ele não funcionou. Perdemos tempo colocando mangueira pelas escadas", afirmou.

"Todo prédio, por mais novo que seja, precisa que os moradores saibam usar o sistema preventivo. O incêndio está restrito ao 21° andar, em um único apartamento", garantiu o comandante do Corpo de Bombeiros.
O prédio foi totalmente evacuado e a geral de energia foi desligada. Cinco carros do Corpo de Bombeiros foram mobilizados e um caminhão-pipa reforçou o suprimento de água. 

Morador reclama da ação dos Bombeiros
Segundo relatos de moradores da região, o Corpo de Bombeiros não controlou de forma apropriada as chamadas.
"Poderia ter sido evitado. Tiveram de jogar água de outro condomínio. O resultado foi este", afirmou o empresário Marcelo Gentil.

Animal de estimação encontrado morto
animal de estimação de uma das propritárias dos imóveis incendiados acabou levando a pior.  O cão foi encontrado com queimaduras e acabou não resistindo aos ferimentos.
Duas idosas passaram mal, mas foram atendidas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Do lado de fora, moradores declararam que não foram informados pelo sistema de alarme do condomínio. Apenas o porteiro partiu para avisar o ocorrido.
Bombeiros se utilizaram outro prédio para tentar apagar as chamas. Foto: Evandro Cardoso
Primeiro foco de incêndio

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros afirmou que o fogo foi controlado e que não havia possibilidade de outro imóvel ter sido afetado, mas por volta das 22h25 voltou a se alastrar. "Foi usado o hidrante do próprio condomínio. Como tínhamos várias equipes, tinha um grupo do outro condomínio atacando", garantiu o comandante.

A síndica do condomínio garantiu que o condomínio é novo e que tem seguro. A gestora não soube informar se houve problema nas tubulações do edifício.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários