Dnit prevê 8 passarelas provisórias

Plantão Ceará | 07:58:00 | 0 comentários

A ideia é que, até novembro, a estrutura esteja no local; Órgão diz que estuda a construção de 13 permanentes
Cerca de 70 pessoas da comunidade Cidade Nova, no Bairro Jangurussu, fecharam o quilômetro nove da BR-116, durante uma hora, na manhã de ontem, como forma de demonstrar insatisfação contra a ausência de passarelas no local. Segundo os moradores da região, os atropelamentos frequentes na via são prova de que a situação chegou ao limite e que medidas urgentes precisam ser pensadas.

As travessias temporárias devem ser semelhantes à existente na Avenida Washington Soares, localizada em frente ao Centro de Eventos do Ceará
A pedido dos organizadores da manifestação, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estiveram no local e garantiram que, até novembro, oito passarelas provisórias devem ser instaladas na BR-116.

Os representantes do órgão não quiseram falar com a impressa. Em conversa com a população, afirmaram que, desde o dia 22 de fevereiro, estão em discussão estudos sobre a melhoria da travessia urbana na BR.

Segundo os técnicos do Dnit, no dia 11 será aberto edital para a contratação da empresa que implantará as oito passarelas, semelhantes à existente na Av. Washington Soares localizada em frente ao Centro de Eventos - equipamento de metal temporário, que aguarda finalização de estrutura de concreto prometida pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) desde o ano passado e sem prazo para iniciar, conforme o órgão.

A previsão do Dnit é que o investimento das novas travessias seja de R$ 7 milhões. Ainda conforme dados dos representantes do órgão à comunidade, as oito estruturas serão erguidas no mesmo período, porém, os trechos que abrangem os quilômetros sete, nove e 20 terão prioridades, por se tratar de locais onde há grande concentração de acidentes.

A instalação das passarelas provisórias, no momento, foi a melhor opção encontrada pelo Dnit para facilitar o trajeto dos pedestres. Entretanto, o órgão afirma que elas devem ficar no local somente durante um ano, sendo necessário a construção de estruturas permanentes.

Iniciativa
Ciente disso, o Dnit afirma que já deu início a um estudo técnico para a construção de passarelas permanentes, 13 no total. A previsão é que, antes das passarelas provisórias completarem um ano, a estrutura permanente já esteja pronta para ser construída na BR-116. Porém, quando os equipamentos temporários forem retirados e as passarelas permanentes estiverem em construção, a população vai continuar sem ter por onde transitar.

Sobre essa questão, os agentes do Dnit não quiseram entrar em detalhes. Procurados pelos jornalistas que acompanharam o protesto, a superintendência do órgão não se pronunciou.

O organizador do protesto, o motorista Djacy Rodrigues, afirma que essa foi a segunda vez que a comunidade interditou a BR com o intuito de chamar atenção para o problema. "É um protesto a favor da vida. Nosso objetivo é a construção das passarelas para evitar que outras pessoas sejam atropeladas. Há um ano, fomos ao Dnit falar sobre nossa dificuldade, mas tudo o que conseguimos foram os redutores de velocidade, que não ajudam muito, já que os motoristas não respeitam", disse.

A estudante Maria Aguiar comenta que leva cerca de 20 minutos para atravessar a BR-116 e que várias vezes quase foi atropelada. "Já perdi um primo meu e não quero mais ficar me arriscando. É visível que o fluxo de carros aumentou e não há como competirmos com isso, precisamos de um lugar para atravessar que seja só nosso", disse.

Vítimas

Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprovam a preocupação da comunidade. Segundo dados da PRF, só neste ano, 23 pessoas morreram vítimas de atropelamentos nas BR´s do Estado (116,020 e 222). Deste total, 17 foram atropeladas na BR-116, duas na BR-020 e quatro na BR-222. Ainda segundo a PRF, a maioria dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas, como alta velocidade e embriaguez.

Também para reduzir o número de acidentes, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública solicitando que a BR-116 receba passarelas provisórias em seis trechos da Capital. No dia 12 de junho, uma audiência foi realizada na Justiça Federal, quando ficou determinado a implantação dos equipamentos.

ENQUETE
Como vivem as pessoas do entorno da BR?
"Há anos todos nós estamos esperando por passarelas. Preciso atravessar essa pista todos os dias e demoro, no mínimo, 15 minutos. Eu corro muito risco"

Mariana AlvesEstudante

"Agora, temos que esperar. Desejo muito que essas passarelas fiquem prontas, porque não aguento mais perder pessoas próximas e pôr em risco minha vida"

Rafaela TavaresAgente administrativa

LÍVIA LOPESREPÓRTER 

FONTE:DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários