Cid Gomes defende programa Mais Médicos

Plantão Ceará | 17:07:00 | 0 comentários

O governador do Ceará Cid Gomes defendeu nesta quarta-feira (24) a vinda de médicos estrangeiros pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em conversa ao vivo com internautas através da ferramenta twitcam, Cid disse que conheceu as dificuldades da falta de médicos no interior quando foi prefeito deSobral.

Cid disse que médicos cubanos atuaram em Sobral com bons resultados. Foto: Divulgação.

“Não vou fugir da polêmica”, disse o governador ao ser questionado sobre o programa. “Já fui prefeito de interior e sei da dificuldade de contratar médicos. E quanto mais no interior, mais difícil”, explicou. Ele afirmou ainda ser “razoável” o governo dar oportunidades para médicos brasileiros e, em caso de restarem vagas, ocupá-las com os estrangeiros.

Cid ressaltou que médicos cubanos já atuaram em Sobral com bons resultados para a saúde do município. “Os médicos (brasileiros) não têm com o que se preocupar. Eles (os estrangeiros) não vão poder dar outro tipo de expediente. Não há razão para preocupação”, disse, referindo-se às críticas feitas ao programa pelas entidades que representam os médicos.

Com relação à resolução que obriga os estudantes de medicina a trabalharem no SUS por dois anos para obterem os diplomas, Cid foi taxativo: “o médico formado em escola pública deve à sociedade, à população, um retorno desse investimento”.

Para o governador, o problema da falta de profissionais da medicina nas cidades do interior é algo a ser resolvido com urgência. “Não se pode esperar mais cinco anos”, explicou. “Na essência, as medidas são boas para que a gente possa dar à população uma saúde menos crítica do que aquela que é dada hoje”, completou.

Na mesma conversa o governador também falou sobre a causa da violência no Ceará.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários