Arcebispo do Rio diz que juventude é esperança para crise de valores

Plantão Ceará | 07:47:00 | 0 comentários

Dom Orani fez apelo aos jovens presentes à abertura no sentido de que façam discipulos em todo o mundo
Rio de Janeiro. Os jovens representam a esperança de solução para a crise de valores vivida pelo mundo atualmente e devem aceitar as consequências de sua aceitação de Deus", disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, durante a missa de abertura da Jornada Munidial da Juventude.

Mesmo com o frio de 19ºC, a chuva fina, a maré que subia, reduzindo a faixa de areia, e a falta de energia que deixou o metrô parado por duas horas, cerca de 400 mil pessoas se reuniram ontem na praia de Copacabana para acompanhar a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, que começou às 19h30. A Jornada é um encontro internacional de jovens católicos, idealizado pelo papa João Paulo 2º no ano de 1985.

Por volta das 15h, as ruas do bairro da zona sul carioca pareciam uma assembleia geral da ONU. Bandeiras de vários países eram carregadas por grupos de religiosos que saltavam das estações do metrô -que naquele momento ainda funcionavam. Muitos tiravam marmitas das mochilas coloridas e sentavam nas calçadas, sob as marquises, para almoçar.

Filas se formavam na porta de bares e restaurantes, principalmente os mais baratos.Nos ônibus e vagões de metrô, grupos entoavam cânticos religiosos em vários idiomas. Às 16h19, um problema na rede elétrica paralisou o metrô, que só voltou a funcionar às 18h32. Muitos peregrinos que estavam no centro da cidade decidiram caminhar até Copacabana, em um trajeto de cerca de 10 quilômetros.

Esperança

"Vocês, queridos jovens, são o presente esperançoso de uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução. São chamados a formar uma nova geração que vive a fé e a transmite para a geração seguinte", disse dom Orani em sua homilia.

O religioso fez uma convocação para que os jovens que participam da JMJ façam discípulos por todos os lugares do mundo, e pediu para que estejam prontos para as "consequências" da aceitação de Deus, descritas pelo arcebispo como "cheias de desafios e alegrias. "O entusiasmo juvenil por todos os cantos demonstram o rosto do jovem cristão, que procura unir o testemunho de uma vida autenticamente cristã com as consequências sociais do Evangelho", disse.

A Jornada Mundial da Juventude, com a presença do papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história, acontece em um momento que a Igreja Católica no Brasil, maior país católico do mundo, sofre com a perda de fiéis e o crescimento de igrejas evangélicas.

A Igreja Católica, contrária ao uso de preservativos, contraceptivos e ao sexo fora do casamento, também enfrenta o desafio de atrair os jovens e se afastar de escândalos, como os envolvendo abuso sexual de menores por religiosos e divisões na Cúria Romana. Ontem, o papa Francisco não teve agenda externa, permanecendo na Residência Sumaré, no Rio de Janeiro. Hoje, ele celebrará uma missa no Santuário Nacional, em Aparecida, interior de São Paulo, e retorna ao Rio no mesmo dia para visitar um hospital na cidade.























Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários