PV: Clássico-Rei terá tolerância zero

Plantão Ceará | 07:38:00 | 0 comentários

As determinações da Justiça proíbem a entrada de pessoas sem ingresso e de menores desacompanhados
Representantes da Polícia Militar do Ceará se reuniram, na manhã de ontem, com o juiz titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, para acertar detalhes sobre o plano de segurança que será montado para o Clássico-Rei que acontecerá, no próximo domingo, dia 5, no Estádio Presidente Vargas (PV). A partida entre as equipes do Ceará e do Fortaleza será cercada de rígidas medidas de segurança e contará com um forte aparato da Polícia Militar.

A PM montará barreiras no raio de cinco quilômetros do PV. Só entrará no perímetro quem apresentar documento e ingresso ou for morador da área FOTO: KIKO SILVA

De acordo com o magistrado, as medidas devem levar tranquilidade ao estádio para que mais pessoas se sintam à vontade para participar do evento. "Queremos que as famílias e as pessoas de bem possam voltar a frequentar o estádio, sem se sentirem temerosas. O objetivo da operação será afastar os bandidos que vão aos jogos, travestidos de torcedores", afirmou o juiz.

Para que a segurança seja mantida, algumas regras foram estabelecidas, visando que somente as pessoas que vão realmente assistir à partida, cheguem ao PV. "Esses vândalos não estão indo para assistir ao jogo. Eles vão fazer tumulto, causar danos ao patrimônio, fazer assaltos no trajeto. Não contribuem em nada, no tocante ao esporte", considerou Clístenes.

Para tanto, ficou estabelecido que barreiras policiais serão montadas em todas as vias de acesso ao Estádio Presidente Vargas, para fiscalizar se as pessoas estarão cumprindo o que foi estabelecido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjunto com o Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado (MPE). As barreiras serão fixadas em um raio de cinco quilômetros do local.

Passarão pelos policiais somente moradores do entorno e as pessoas que tiverem ingressos, ou forem sócio-torcedores, já que não haverá venda de ingressos na bilheteria do PV. Além disso, todas terão que apresentar identidade.

Para os menores de 18 anos, a entrada só será permitida mediante o acompanhamento dos pais ou de um responsável adulto com documento. A entrada de pessoas que exibam vestimenta ou qualquer objeto que identifique uma das torcidas organizadas investigadas pelo MPE - Cearamor, Jovem Garra Tricolor (JGT) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) - está estritamente proibida.

Será detido
Segundo Clístenes, quem for pego tentando burlar qualquer uma destas regras, seja adulto ou adolescente, será imediatamente detido. "Esta é uma determinação. Não há outra opção. Em caso de desobediência, os adultos serão encaminhados ao Juizado do Torcedor, instalado no próprio PV. Os menores serão conduzidos para procedimento na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA)".

Em caso de aglomerações, a PM irá promover uma dispersão lenta e gradual. "Se muitas pessoas que estão juntas forem barradas, elas serão dispersadas em pequenos grupos, de cinco pessoas, que serão liberados paulatinamente, para que não se aglomerem novamente e promovam alguma confusão", disse o juiz. Para Manuel Clístenes, o rastro de depredação que fica após os jogos é inadmissível. "No dia posterior aos jogos, as delegacias estão cheias, as placas de sinalização das ruas arrancadas. Não é difícil deduzir porque as pessoas não vão mais aos jogos".

O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), coronel Túlio Studart; o comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila; o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel Paulo Sérgio Braga; e o comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Ribeiro, apresentaram mapas do plano já traçado pela SSPDS.

SAIBA MAIS
A operação conjunta entre o Poder Judiciário, Ministério Público e a Secretaria da Segurança Pública prevê as seguintes medidas:

MENORES - Crianças e adolescentes só entrarão no estádio Presidente Vargas acompanhados dos pais ou de um responsável identificado

TORCEDORES - Está proibida a entrada no estádio de torcedores com qualquer objeto que identifique as organizadas Cearamor, JGT e TUF

DOCUMENTO - Todas as pessoas que quiserem entrar no estádio, mesmo as adultas, terão que portar um documento de identificação

INGRESSO - Somente quem portar ingresso poderá adentrar na área estabelecida no entorno do PV, no raio de cinco quilômetros do estádio

MORADORES - Terão acesso à área desde que se identifiquem

MÁRCIA FEITOSA
ESPECIAL PARA POLÍCIA

FONTE:DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários