Policiais treinam escolta para Copa

Plantão Ceará | 07:40:00 | 0 comentários


Vinte e cinco agentes da Segurança Pública realizaram, ontem, uma aula prática de escolta no itinerário que será percorrido pelas delegações da Fifa e autoridades durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo em Fortaleza. A simulação faz parte da formação da primeira turma do Curso de Escolta e Batedor que está sendo realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
O curso, que tem a duração de 80 horas/aula, foi estabelecido pelo Programa de Capacitação em Segurança para Grandes Eventos e irá treinar mais 75 policiais do Raio e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) até início da Copa das Confederações, que acontece no próximo mês.
De acordo com o coronel John Roosevelt Alencar, diretor-geral da Aesp, o curso de Escolta e Batedor faz parte de um convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, e a expectativa é de que até o Mundial, em 2014, 1.430 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense sejam treinados em outros 12 cursos. 
Segundo ele, o convênio foi firmado em todas as capitais-sedes dos jogos da Fifa. No Ceará, foram investidos R$ 652 mil, entre recursos do Governo Federal e Governo do Estado para realização dos treinamentos, que terão ainda aulas práticas e teóricas de: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; Atendimento Pré-Hospitalar; Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas cidades-sedes da Copa Fifa 2014; Negociador Policial em Ocorrências de Crises; Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos; Sistema de Comando de Incidentes; Segurança e Apoio ao Turista, Uso diferencial da Força, Escolta e Batedores; Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal a Grandes Eventos.
“Especificamente nestes cursos, o objetivo é que eles [agentes] capacitem-se para fazer a escolta de autoridades, delegação e torcedores, não apenas visando à Copa das Confederações e do Mundo, mas também no dia a dia já que teremos visitantes e a população local”, afirmou o coronel. Ainda conforme ressaltou, os cursos são fundamentais, não apenas para questão de hierarquia e disciplina, mas também por  objetivar a valorização profissional.
ESCOLTA E BATEDOR
Do primeiro curso, entre os 13 previstos, o de Escolta e Batedor deu início à primeira turma, no último dia 6, e até as Confederações, mais três turmas de 25 agentes do Raio e da PRE serão capacitadas. Durante a simulação, o comboio percorreu os caminhos do aeroporto velho seguindo para Arena Castelão, e de lá, partiram para o aeroporto Internacional Pinto Martins com direção ao Hotel Gran Marquise, na Avenida Beira Mar, para em seguida retornar ao Batalhão de Choque.
“É um exercício prático do percurso que vão desenvolver durante a Copa, e grande parte da carga horária desse curso é de exercício prático, justamente dentro das rotas protocolares, onde as delegações da Copa das Confederações irão deslocar, para simular uma situação real quanto ao desenvolvimento na Copa das Confederações e Copa do Mundo, bem como nas atividades diárias em que esses homens são empregados em deslocamentos, não só nesses eventos, mas em atividades que requer escolta e batedor”, informou o major Márcio de Oliveira, comandante do Raio e coordenador do Curso de Escolta e Batedor.
COMBOIO
De acordo com ele, a turma já havia posto as técnicas em prática durante escolta realizada para o cantor britânico Paul McCartney e sua banda, que estiveram em Fortaleza, na última quinta-feira (8), para uma apresentação na Arena Castelão. O major também ressaltou, que no período da Copa das Confederações, serão utilizadas oito viaturas para o comboio e de seis a 12 motociclistas para fazer a segurança das delegações com os agentes da PRE. Os policiais do Raio ficarão destinados a cuidar das ações rotineiras pela Cidade.
Ainda segundo major, os batedores são previamente destinados a operar em funções específicas dentro do corpo de escolta, e é exigida muita discrição no decorrer da operação.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários