A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deu início, por volta das 20h desta terça-feira (28), em Mossoró, na região Oeste potiguar, à reconstituição da morte do universitário cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos, morto por um tiro disparado por policiais militares após ele ter furado uma barreira de fiscalização de trânsito - fato ocorrido na noite de 13 de abril.

Segundo relato dos policiais que participaram da ação, além de não parar o veículo, um Honda Civic, o jovem ainda empreendeu fuga pelas ruas da cidade e atropelou três pessoas. Duas tiveram ferimentos considerados graves, mas se recuperam bem. O carro só parou quando os policiais atiraram contra o carro. Uma das balas acertou a lanterna traseira direita do carro, passou pelos bancos e atingiu as costas de Castelo. Ele ainda foi levado com vida ao hospital, mas morreu na mesa de cirurgia.

De acordo com o delegado regional Dênis Carvalho, a reprodução simulada só deve terminar no início da madrugada desta quarta (29). "Nosso objetivo é detalhar, minuciosamente, a participação de cada um dos seis policiais militares que estavam na barreira naquela noite e, consequentemente, descobrir quem efetuou o disparo que vitimou o estudante. Por isso a reconstituição é um trabalho demorado", frisou.

Os seis policiais militares que participaram da ação foram afastados das ruas pelo comando geral da corporação. Eles foram intimados a participar da reconstituição, mas se recusaram. No lugar deles, estão voluntários, que simulam a atitude tomada por cada um desde o momento em que o cearense furou a barreira até a hora em que ele foi levado ao hospital.

Familiares de Castelo, que são da cidade de Tauá, no Ceará , estão em Mossoró e acompanham o trabalho da Polícia Civil. O Ministério Público também acompanha a investigação.

Entenda o caso 
O universitário José Fernandes Castelo, de 19 anos, natural de Tauá , cursava Engenharia Civil no campus da UNP de Mossoró desde o início do ano. Ele morreu na noite de 13 de abril após levar um tiro da Polícia Militar no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações do capitão Rabelo, do 12º Batalhão da PM, o rapaz conduzia um Honda Civic, com placas de Fortaleza, quando furou uma barreira policial e, ao ser perseguido, atropelou três pessoas, deixando duas delas (uma idosa e um motociclista) em estado grave. 
Ainda de acordo com informações da PM, familiares do rapaz teriam confirmado que ele havia bebido. Segundo perícia preliminar do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi encontrado um copo com bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o rapaz, inclusive, perfurou a lanterna traseira do lado direito, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de Castelo.

A perseguição, conforme registrado pela PM de Mossoró , aconteceu a partir da avenida Leste-Oeste, no Centro da cidade. Consta que o jovem cearense ainda foi perseguido por guarnições da Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) por várias ruas do bairro Boa Vista, só parando o veículo ao ser alvejado no bairro Nova Betânia.