Chuva de 98 mm causa transtornos em Iguatu

Plantão Ceará | 14:52:00 | 0 comentários


Chuva de 98 milímetros trouxe transtornos para os moradores da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul. No bairro Paraná e na Vila Moura, a água entrou em algumas casas causando transtornos e prejuízos para as famílias. Carros usados em um pátio ficaram submersos.  
            A chuva da madrugada de hoje, 9, foi a maior do ano nesta cidade. O índice mais elevado, até então, ocorreu em 26 de abril passado, 38 milímetros.
            Os moradores de Iguatu foram surpreendidos pela intensa queda d’água que começou por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Os maiores transtornos ocorreram nas vilas Moura e Neuma. Esgotos entupidos e bloqueados impediram a vazão da água que se acumulou e invadiu algumas casas.
            Alunos tiveram dificuldades de chegar ao colégio Liceu de Iguatu, no bairro Paraná. Pela manhã, por volta das 7 horas, a água acumulada nas ruas 25 de Março e Estados Unidos chegava a 30 centímetros de altura. Centenas de pessoas tiveram dificuldades de sair para o trabalho. Ruas planas e baixas contribuíram para o surgimento de vários pontos de alagamento, no entorno da Praça da Mulher. O pátio do 10º Pelotão da Polícia Militar também ficou alagado.
            Os maiores transtornos ocorreram na Vila Moura. A dona de casa, Francisca Oliveira, disse que a água veio rapidamente e invadiu a casa, queimando o motor da geladeira e estragando outros móveis, na Rua Deputado Erasmo Alencar. “Ninguém esperava, veio de uma vez”, contou.  “Foi um sufoco”. Uma vizinha também teve móveis molhados.
            O esgoto na esquina das ruas José Moura Sobrinho com Amália Brasil não deu vazamento e a água subiu pela rua e calçadas entrando nas casas de piso mais baixo. A manhã de ontem foi de trabalho de limpeza e escoamento da água e da lama. No Mercadinho Barbosa, mercadorias que estavam nas partes mais baixas ficaram estragadas. Estantes de uma loja de confecções também foram atingidas pela inundação que foi rápida. Às 9 horas, o nível da água já havia baixado.
FUNCEME
De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações da madrugada de ontem foram resultantes de uma conjunção de dois fatores meteorológicos. “Houve influência da frente fria que chegou à Bahia e a formação de um sistema convectivo por convergência de umidade”, disse. “Essas chuvas são importantes para o aporte de água nos pequenos reservatórios e formação de pastagem nativa para os animais”.
MAIORES CHUVAS
Segundo a Funceme, as maiores chuvas de ontem foram registradas em Iguatu (98mm), Ipaumirim (75mm), Ibiapina (60mm), Ubajara (57mm), Acopiara (56mm), Cedro e Banabuiú (52mm).  Foram registradas precipitações em 105 municípios das 19 horas de ontem às 7 horas da manhã de hoje.

Pátio de carros velhos e sucata alagado na Vila Neuma, em Iguatu. Foto: Alex Santana.
Pátio de carros velhos e sucata alagado na Vila Neuma, em Iguatu. Foto: Alex Santana.

Rua Estados Unidos em Iguatu, ponto de alagamento na manhã de hoje. Foto: Alex Santana
Rua Estados Unidos em Iguatu, ponto de alagamento na manhã de hoje. Foto: Alex Santana

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários